top of page

Grupo Maturidade Urbana protagoniza documentário sobre envelhecimento e cultura Hip Hop

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 11 de ago.
  • 2 min de leitura
Curta-metragem “Hip Hop na Maturidade” estreia no dia 13 de agosto na Fundação Casa das Artes com entrada gratuita
Curta-metragem “Hip Hop na Maturidade” estreia no dia 13 de agosto na Fundação Casa das Artes com entrada gratuita

O grupo Maturidade Urbana, mantido pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio das Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Social (SEDES), em parceria com o Sesc Bento Gonçalves, agora é protagonista do documentário “Hip Hop na Maturidade”, que será lançado em sessão única no dia 13 de agosto, às 19h, na Fundação Casa das Artes. A exibição integra a programação do Sesc Hip Hop 2025 e tem entrada gratuita.


O curta-metragem, com 20 minutos de duração, traz entrevistas com dez mulheres idosas, com idades entre 50 e 84 anos, participantes do grupo de breaking Maturidade Urbana. A obra trata de forma sensível e potente temas como envelhecimento, etarismo, questões de gênero e inclusão social, tudo isso sob a ótica da inserção das mulheres na cultura Hip Hop – historicamente associada à juventude.


Com direção de Lau Graef e Pedro Ramon Festa, também idealizador do projeto, o documentário é resultado de quase um ano de produção e busca ampliar o olhar da sociedade sobre as possibilidades de envelhecer com arte, movimento e pertencimento.


“O Hip Hop é um espaço de expressão e resistência, e o Maturidade Urbana mostra que ele também pode ser um espaço de acolhimento, saúde e transformação social para as mulheres da terceira idade”, destacam os realizadores.


O projeto foi financiado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves. Com investimento de R$ 40.000,00, o curta reforça o papel do audiovisual como ferramenta de visibilidade e inclusão de grupos historicamente marginalizados.


Criado há quatro anos, o Maturidade Urbana é um projeto pioneiro no Brasil que oferece oficinas de breaking para mulheres acima de 50 anos, com aulas ministradas por Pedro Ramon Festa, reunindo cerca de 30 participantes semanalmente. A iniciativa é reconhecida por seu impacto na qualidade de vida, autoestima e ampliação de horizontes das participantes.


Para o Secretário Municipal de Cultura, Evandro Soares, o documentário representa uma quebra de paradigmas e inspira novas formas de ver a cultura:

“’Hip Hop na Maturidade’ é daquelas iniciativas que fazem a gente repensar o que é possível. Ver mulheres de 70, 80 anos dançando breaking é mais do que bonito — é disruptivo. E essa disrupção de conceitos é tão fascinante quanto transformadora. Mostra que é possível fazer diferente, incluir, surpreender e emocionar por meio da arte.”


Serviço

Lançamento do documentário “Hip Hop na Maturidade”

Data: 13 de agosto (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves

Entrada gratuita

 

Proponente: Pedro Ramon Festa

Financiamento: Lei Paulo Gustavo – Audiovisual | Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves | Ministério da Cultura

Apoio: Sesc Bento Gonçalves, Sala Hip Hop BG, Prefeitura de Bento Gonçalves, SEDES, Fundação Casa das Artes

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page