top of page

150 anos da imigração italiana são celebrados com festa em Bento

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 21 de mai.
  • 2 min de leitura
ree

Polenta, al menarosto, vinho, produtos das agroindústrias e música. A Via del Vino se transformou em uma festa para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Estado. A data é lembrada no 20 de maio, dia em que em 1875 chegaram os primeiros imigrantes italianos a Nova Milano, Farroupilha.

Um dos responsáveis pelo menarosto Valério Simonetti, morador da Linha Paulina, celebrou o evento. “É um orgulho estar aqui, é bom levar adiante a cultura, meu pai sempre dizia: ensina seus filhos a falar pelo menos umas palavras do dialeto, do talian que a tradição continua”, salienta o morador que veio do Treviso na barriga da mãe.

Lisete Furlan Canabarro, presidente do Círculo Friulano da Serra Gaúcha, também participou das atividades. “Um marco muito forte porque Bento Gonçalves foi formado por famílias oriundas da Itália, até hoje temos uma cultura com raízes fortalecidas e isso é perpetuar a tradição”.

 A programação conta com as Secretarias de Cultura, Turismo, Desenvolvimento da Agricultura e Comissão dos 150 anos da Imigração italiana.

Para o secretário de Cultura Evandro Soares “é um momento que temos que celebrar e deixar marcado na história do nosso Município. Trouxemos para a Via del Vino a música, a cultura e a alegria. Precisamos reforçar a tradição e a força e fé dos imigrantes”, disse.

O secretário de Agricultura Luís Carlos De Mari destacou a presença das agroindústrias. “É o biscoito, pão feito na hora, o vinho que estão sendo comercializados pelos produtores aqui na área Central. É a valorização do nosso produto e do agricultor, isso é o que nossos imigrantes trouxeram”.

O secretário Henrique Nuncio ressaltou a integração das secretarias para “fazer um dia especial, uma programação para celebrar os 150 anos. Atrações realizadas aqui no coração da cidade para toda a comunidade e visitantes”, comemora.

O vice-prefeito Amarildo Lucatelli, que participou do jogo do quatrilho, também falou sobre a importância da data. “Bento Gonçalves é uma cidade formada por homens e mulheres que com coragem, força e fé chegaram para desbravar as terras e iniciar o desenvolvimento. Hoje celebramos todos que fizeram e ainda fazem nossa cidade ser essa potência. Passamos por momentos de dificuldade no último ano, mas com a união de todos estamos nos reestabelecendo e mostrando a força da nossa comunidade. Viva os 150 anos da imigração”, finaliza.

A programação segue às 18h com a missa na Paroquia Santo Antônio, 19h celebração oficial na Via del Vino com plantio das videiras oriundas do Friuli na Itália (Círcolo Trentino), e 19:30 show com Padre Ezequiel Dal Pozzo.


Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page