top of page

1ª Mostra da Macrorregião do Programa Saúde na Escola fortalece cuidados e atenção às crianças e adolescentes

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Evento contou com, aproximadamente, 200 participantes de mais de 45 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde



Na última terça-feira (23), ocorreu na Fundação Casa das Artes a 1ª Mostra da Macrorregião do Programa Saúde na Escola que completa 18 anos. A programação contou com exposição em formato de banner e oralmente de 45 trabalhos relatando as experiências exitosas sobre os temas prioritários como Saúde Mental, Bucal, Sexual e Reprodutiva, Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade, Prevenção da Violência, entre outros eixos que estruturam e fortalecem o desenvolvimento integral dos alunos, atento as suas vulnerabilidades e realidades sociais. A Macro Serra abrange 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Na abertura estiveram presentes as seguintes autoridades: a Secretária de Educação, Andreza Peruzzo, a Secretária de Saúde, Daiane Piuco, a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Tatiane Misturini Fioro, e a coordenadora do PSE na Secretaria Estadual de Educação, Josiane Martins.

O PSE atua de forma intersetorial visando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes na prevenção de doenças, identificação de vulnerabilidades e o incentivo a hábitos saudáveis. Essa política pública expressa compromisso amplo espectro de assuntos como demonstrou os trabalhos apresentados.

“Quando surgiu a possibilidade fazer esse evento, ficamos muito felizes com o volume de trabalhos inscritos. Parabéns a todas as equipes por participarem deste momento, desta troca de experiências assertivas dos territórios que possibilita constituir rede de proteção e de cuidados”, destacou Tatiane.

Para Daiane Piuco, a 1ª Mostra valoriza e fortalece o trabalho empreendido pelas equipes.

“Receber esse evento no município é motivo de muito orgulho e responsabilidade. Hoje reunimos profissionais, gestores, equipes técnicas que compartilham o mesmo propósito: promover o desenvolvimento integral de nossas crianças e adolescentes. Nós sabemos que saúde não se faz sem informação e conhecimento e vocês são colaboradores de ampliar as boas práticas.. O programa nos mostra diariamente que resultados satisfatórios contribui não só para o aluno, mas para a família e para a comunidade”, enfatizou.

Durante a programação, ocorreu a palestra sobre Saúde Mental ministrada por Jane Hadadd, versando como cuidar de si para cuidar do outro, do acolhimento, a prática diária, a simplicidade de receber o outro.

“Somos um todo: biológico, psíquico, social. Fazer essa integração é um compromisso na educação. É sobre o bem-estar: a humanidade precisa cuidar da sua humanidade”, sintetizou Jane.

A 1ª Mostra afirmou o compromisso público de cuidados e atenção para o corpo discente operando como uma rede proteção.

“Foi muito positivo, trabalhos repletos de criatividade, e o principal, destacando a intersetorialidade, que é uma marca do Programa Saúde na Escola, como meio atingir o princípio da atenção integral à saúde do educando”, comenta a coordenadora do PSE em Bento Gonçalves, Érica Fiorin.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Siga aqui

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram

Equipe

Pauta sem fundo.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page