top of page

21 Dias de Ativismo: Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi lançam programação que inclui Aula de Defesa Pessoal

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 11 de nov.
  • 3 min de leitura
ree

A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi está lançando a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data foi instaurada em 1991 em alusão ao brutal assassinato das Irmãs Mirabal, na República Dominicana. Por se oporem à ditadura daquele país na década de 60, o fato tornou-se símbolo da opressão contra as vozes femininas na América Latina.

No primeiro quartel do século XXI, a campanha global inicia no dia 20 de novembro e se estende até 10 de dezembro e cada vez mais vem ganhando outros contornos, outras cores, outras identidades. A violência de gênero está enraizada em todas as camadas sociais, e o enfrentamento não é mais um apelo, e sim um dever social para a erradicação do seu comportamento. As mulheres são plurais, são indígenas, pretas, travestis, inclusivas, em busca da equidade e da não naturalização da agressão.

Em Bento Gonçalves, a programação, diversa e incisiva, traz um rol de atividades que abrem espaços para o diálogo e engajamento na causa, e inicia em 24 de novembro, às 9h, quando ocorre a Premiação do IV Concurso de Redação, que neste ano tem como tem “Evolução da Lei Maria da Penha”.

A Caravana da Mulher, estratégia dos órgãos de falar diretamente com os cidadãos de porta em porta nos bairros, sensibilizando a reflexão e atitude crítica, estará nas localidades do Conceição, no dia 25 de novembro, e no Santa Helena, em 02 de dezembro.

No dia 25 de dezembro, no Auditório do Complexo Administrativo, ocorre o bate-papo sobre o projeto “Vozes Múltiplas”, que foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura e estreou sua mostra na 40ª Feira do Livro. Seu escopo abrange diferentes vozes femininas de nomes consagrados e de novos que estão despontando no cenário da Literatura Brasileira. Criando uma interseção de temas com curadoria de Eunice Pigozzo e Cristine Tedesco.

As mulheres que participarão do encontro vão ganhar uma agenda que reúne textos e imagens de 12 escritoras. Na ocasião, vai ocorrer um bate-papo com Eunice sobre os textos e imagens produzidas para o projeto, incentivando a leitura crítica e de como a arte pode auxiliar na construção das mudanças de paradigmas patriarcais. As inscrições para participar do evento estão abertas e podem ser feitas por meio deste número:

Um dos recursos mais oferecidos é a Aula de Defesa Pessoal, que será ministrada pela equipe da Garra Team, e que vem crescendo a sua procura no país. Vão ser ensinadas possibilidades de se defender contra o agressor com técnicas e exercícios práticos com golpes traumáticos e mobilização. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio deste número: (54) 99132.8148 ou 3055.4718. As aulas acontecerão na Academia Garra Team – Rua Gal. Góes Monteiro, 322.

“Os 21 Dias de Ativismo vêm somar aos esforços de chamar a atenção da sociedade sobre os efeitos da violência contra as mulheres a qual atinge a todas as camadas sociais. É um atentado contra a vida e aos direitos humanos. Seja na sua forma simbólica ou explícita, a violência opera nas fragilidades e é preciso acabar com esse ciclo que desvaloriza o corpo feminino”, destaca Patrícia Da Rold, coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi.

O Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, reforça sobre a necessidade e as urgências das campanhas para o compromisso de uma profunda transformação para a cultural de paz. “As violências precisam serem enfrentadas todos os dias, mas especificamente, nos 21 Dias de Ativismo, fazem que todas as entidades intensifiquem seus trabalhos com campanhas orientativas, voltadas para o cessamento do ciclo de agressões. É preciso que cada vez mais as pessoas estejam mais e bem informadas sobre a situação, saibam como denunciar, com proteger seus entes, e ao fim, colaborar para a redução dos índices de violência, que infelizmente ainda são altos”, ressalta Secretário Eduardo.

Programação

24/11- 9h – Premiação Concurso de Redação Casa das Artes

25/11- 10h – Caravana da Mulher no Bairro Conceição

25/11- 14h – “Vozes Múltiplas” – no Auditório do Complexo Administrativo – Rua

29/11- 9h – Ação de Conscientização Semáforo Central

29/11- 14h – Aula de Defesa Pessoal Academia Garra Team – Academia Garra Tema – Rua Gal. Góes Monteiro, 322

02/12- Caravana da Mulher Bairro Santa Helena – 10hs

09/12- Caravana da Mulher Bairro Santa Helena – 10hs



Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page