2º Umbandaço será realizado no dia 29 de novembro em Bento Gonçalves
- temporacomunicacao
- há 11 horas
- 2 min de leitura

No sábado, 29 de novembro de 2025, a Rua Coberta de Bento Gonçalves será palco do 2º Umbandaço – Homenagem a Umbanda, a partir das 15h, em alusão ao dia 15 de novembro – Dia Nacional da Umbanda. O encontro, é uma realização do Conselho de Povos de Matriz Africana de Bento Gonçalves, em parceria com a Secretaria de Cultura, e reunirá comunidades de terreiro, grupos culturais e o público em geral, promovendo momentos de fé, música, canto e celebração da ancestralidade.
De acordo com Savio David, presidente do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana, o Umbandaço tem como propósito fortalecer o respeito e a visibilidade às religiões de matriz africana. “O evento reafirma a importância da valorização da nossa tradição e do combate à intolerância religiosa. Todas as crenças merecem respeito e espaço, e o Umbandaço é uma forma de expressar essa igualdade e convivência pacífica”, destacou.
Para o Secretário de Cultura, Evandro Soares, o 2º Umbandaço reafirma o compromisso do município com a diversidade e a liberdade de expressão cultural. “Promover um evento como este é reconhecer o valor simbólico e social das manifestações afro-brasileiras. A cultura é plural, e nosso papel é assegurar que todas as vozes e tradições possam se manifestar livremente, com respeito e visibilidade”, afirmou.
O evento, aberto ao público e de caráter gratuito, convida toda a comunidade a celebrar a fé, a cultura e a ancestralidade afro-brasileira, reafirmando o compromisso de Bento Gonçalves com a igualdade racial, o respeito às diferenças e o diálogo inter-religioso. A ação integra a programação do Mês da Consciência Negra que tem o apoio também da Secretaria de Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sesc Bento Gonçalves, Conselho Municipal de Política Cultural, Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Movimento Negro Raízes, Abadá Capoeira BG, Associação Cultural Brasileira CapoHerança, Instituto Estadual da Música e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.










