Abate clandestino é flagrado em Guaporé e quase 400 kg de carne imprópria são apreendidos
- temporacomunicacao
- 3 de set.
- 1 min de leitura

Na tarde desta terça-feira, 2 de setembro, uma operação conjunta do 3º Grupo de Policiamento Ambiental (3º GPA) de Bento Gonçalves, Ministério Público e órgãos de fiscalização resultou na descoberta de um esquema de abate clandestino de bovinos em uma propriedade rural às margens da RS-129, em Linha 8ª, interior de Guaporé.
Durante a vistoria, os agentes identificaram um pavilhão estruturado para o processamento irregular de carne bovina. No local, foram encontrados uma câmara fria com grandes cortes de carne, um freezer com produtos embalados e aproximadamente 370 quilos de carne sem procedência, considerada imprópria para consumo.
A inspeção também localizou equipamentos utilizados para o abate e processamento, como serras elétricas, balança digital, talha, lava-jato, ganchos, facas e até um caderno com registros de encomendas e vendas — indícios claros da comercialização clandestina.
A ação contou com a participação da Patrulha Ambiental (Patram), Inspetoria Veterinária, Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Guaporé, Departamento de Defesa Agropecuária-RS e um médico veterinário do município. A carne apreendida foi analisada, declarada inadequada para consumo humano e, posteriormente, inutilizada com produtos químicos e descartada em aterro sanitário em Serafina Corrêa, conforme protocolos de segurança alimentar.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Guaporé. A Patram deve elaborar um Auto de Constatação, documento técnico que será encaminhado às autoridades competentes para subsidiar a continuidade da investigação do Ministério Público e determinar as responsabilidades legais.
📸 Fonte/Fotos: Patram Bento Gonçalves














Comentários