Aluno da rede municipal de Bento Gonçalves recebe Medalha de Ouro da OBMEP em cerimônia no Rio de Janeiro
- temporacomunicacao

- há 1 dia
- 2 min de leitura

O estudante Amado Claudino Krachinski Salvadori, da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Universitário, recebeu a Medalha de Ouro da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em cerimônia realizada na última segunda-feira, 22 de junho, no Rio de Janeiro. A premiação reuniu mais de 600 alunos de diferentes estados brasileiros e integra um dos mais importantes eventos do calendário estudantil nacional. Do Rio Grande do Sul, foram 64 medalhistas de ouro.
Com a conquista, Bento Gonçalves e a rede municipal de ensino estiveram representados em uma das maiores olimpíadas de conhecimento das Ciências Exatas do país. O resultado também reflete o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), por meio da Sala de Proficiência, que incentiva a participação dos estudantes na competição.
Após a adesão das escolas, os alunos têm a oportunidade de participar do programa Prepara OBMEP, que oferece aulas específicas ministradas pelo professor de Matemática e assessor pedagógico da SMED, Rafael Zanovello Perin. Durante os encontros, são trabalhadas questões de edições anteriores da olimpíada, além da ampliação dos conhecimentos matemáticos e do raciocínio lógico.
Para Rafael, acompanhar a trajetória do estudante até a conquista da medalha de ouro foi motivo de orgulho.
“Presenciar o Amado receber a Medalha de Ouro é transformador e inspirador. É o destaque maior da OBMEP e ver nosso aluno neste lugar, no Rio de Janeiro, com a presença das principais autoridades do país, é o reflexo de um esforço conjunto”, destacou.
Amado participou do Prepara OBMEP e encontrou no programa uma oportunidade de aprofundar seus interesses pelas Ciências Exatas. Toda a viagem para a cerimônia foi custeada pela organização da olimpíada, incluindo hospedagem, alimentação, transporte e participação nas atividades do evento.
“A viagem e a participação na cerimônia não teriam acontecido sem a OBMEP. Para mim, representa uma conquista muito grande por conta do meu esforço. Ter recebido essa láurea marcou muito a minha vida”, comemorou o estudante.
Segundo Rafael, iniciativas como as olimpíadas do conhecimento contribuem para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos, além de fortalecerem a qualidade da educação oferecida pela rede municipal.
“É um investimento no conhecimento que traz resultados para os estudantes, para as escolas e para toda a rede. Os impactos vão desde o desenvolvimento individual até transformações sociais e culturais. O Amado torna-se uma referência e um exemplo para a comunidade escolar”, ressaltou.
Além da medalha de ouro conquistada por Amado, a rede municipal de ensino de Bento Gonçalves alcançou expressivos resultados na OBMEP. No próximo dia 27 de junho, às 14h, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre, será realizada a cerimônia de entrega das medalhas de prata e bronze, além de homenagens a professores.
Ao todo, estudantes da rede municipal conquistaram 50 premiações na edição deste ano da olimpíada, sendo duas medalhas de prata, dez medalhas de bronze e 38 menções honrosas, consolidando o destaque do município no cenário educacional brasileiro. A 20ª edição abrangeu 50 mil escolas que representa 50 mil escolas 99,93% do Brasil.












Comentários