Ano de conquistas impulsiona 2026 com ainda mais inovação na UCS Bento
- temporacomunicacao
- 10 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Universidade celebra presença em importantes rankings de ensino enquanto amplia infraestrutura para impulsionar empreendedorismo regional

Tendo a pesquisa e a inovação como partes integrantes de suas diretrizes estratégicas, a UCS Bento protagonizou um 2025 em que a inclusão de novos cursos e o reconhecimento como uma das melhores instituições de ensino superior do país foram marcantes – atestando sua já conhecida excelência acadêmica. A universidade figura em importantes levantamentos de mensuração da qualidade de ensino, como o primeiro lugar na categoria Instituição de Ensino Superior Privada (IES) da Região Sul, da primeira edição do Prêmio Estrelas da Educação.
O prêmio é uma realização da Quero Educação, startup da área educacional, com IESs avaliadas pelo Guia da Faculdade Estadão em 2025. A classificação leva em conta apenas as instituições que tiveram, nesta edição, ao menos cinco cursos avaliados. Além disso, cada curso contribui com uma pontuação proporcional à quantidade de estrelas obtidas na avaliação – três, quatro ou cinco. “A conquista reflete a dedicação conjunta da comunidade acadêmica e o compromisso contínuo da UCS com planejamento, atuação de excelência e valorização de todos que constroem a universidade”, observa o sub-reitor da UCS Bento, professor Fabiano Larentis.
A UCS aparece, ainda, em outro prestigiado levantamento. Recém-divulgado, o Ranking Universitário da Folha (RUF) 2025 coloca a instituição na 11ª posição entre 90 universidades comunitárias e privadas do Brasil analisadas. Entre as 14 universidades gaúchas nessa categoria, a UCS ficou na 4ª colocação. Os indicadores com melhor desempenho entre as comunitárias e privadas brasileiras foram para Inovação (5º) e para Pesquisa (6º). Na posição geral, a UCS ocupa a 65ª colocação entre as 204 instituições pesquisadas.
A mais recente edição do RUF trouxe como novidade a utilização da base de dados Scopus, adotada em rankings universitários internacionais como o Times Higher Education. Aliás, essa publicação internacional classificou a UCS em seu Impact Rankings, que avalia as universidades em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na segunda posição em Inovação entre as 10 instituições comunitárias ou privadas brasileiras presentes no estudo. Já ao incluir as 34 universidades do país ranqueadas no levantamento, a UCS ficou na sétima posição, junto com as universidades federais do Paraná e de Santa Catarina.
Mais cursos e inovação
A inovação, por sinal, ocupa há tempos as estratégias da universidade para difundir essa cultura na comunidade regional, um pensamento que vai ganhar ainda mais força a partir do ano que vem. Ao lado de iniciativas já realizadas na UCS Bento, como o StartUCS, para fomentar negócios inovadores, o campus deu início neste ano à expansão de sua infraestrutura de inovação, com a instalação de um braço da TecnoUCS, o parque de ciência, tecnologia e inovação da instituição. Com ele, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) amplia o ecossistema de inovação na microrregião, oportunizado conexão entre os atores do desenvolvimento, aproximação de pesquisas e auxílio a negócios de base tecnológica.
Um outro movimento nesse sentido será a inclusão do bacharelado semipresencial de Inteligência Artificial, a partir de 2026. Também nesse mesmo sistema chegarão junto com esse curso as opções de Gestão de Turismo e Serviço Social. Em formato tradicional, outra novidade do ano que vem será o curso de Publicidade e Propaganda, primeiro do campus na área de comunicação social. “Cada vez mais, a UCS Bento se faz presente nas novas configurações na relação ensino-aprendizagem para as profissões no futuro e no avanço das tecnologias em todas as áreas do conhecimento, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inserção de suas comunidades”, comenta Larentis. Ainda, a universidade, em parceira com as associações comerciais de Bento Gonçalves (CIC-BG), Garibaldi (CIC e Apeme) e Carlos Barbosa (ACI-CB), dará início ao curso Tecnologia em Processos Gerenciais, voltado a profissionais com mais de 45 anos.
O acréscimo de opções na UCS Bento tem ganhado atenção não apenas para aumentar os cursos nas diversas áreas de conhecimento da universidade, mas também para atender às novas dinâmicas sociais. O ano já havia iniciado, ainda, com o novo curso de Administração, agora chamado Administração e Negócios, com modificação curricular, a fim de acompanhar as demandas contemporâneas na gestão dos negócios. Na pós-graduação, o ano teve os mestrados em Ensino de Ciência e Matemática e em História. Para 2026, quem quiser aprofundar conhecimentos terá à disposição os mestrados de Ciências da Saúde; Filosofia; Psicologia; e Engenharias, Educação e Ciências Ambientais, além do doutorado em Administração.















Comentários