Aprovado adicional de 30% por risco de vida para profissionais do SAMU em Bento Gonçalves
- temporacomunicacao
- 3 de jun.
- 2 min de leitura

Os profissionais do SAMU de Bento Gonçalves agora terão direito a adicional de risco de vida. Em votação unânime durante a sessão ordinária desta segunda-feira (2), a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 15/2025, de autoria do Executivo, que garante o pagamento de 30% sobre o vencimento básico a técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos que atuam nas ambulâncias e motocicletas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
O benefício já era previsto para vigias, motoristas de ambulância, agentes de trânsito e guardas civis, mas agora se estende aos servidores da linha de frente no atendimento de emergências de saúde. A justificativa do projeto destaca o “risco iminente de morte” ao qual esses profissionais estão expostos diariamente.
Segundo a Prefeitura, o impacto orçamentário da medida foi considerado viável dentro dos limites legais e financeiros do município.
Debate em plenário
A proposta foi elogiada por todos os parlamentares. O vice-presidente da Câmara, Thiago Fabris (Progressistas), lembrou que a demanda chegou ao seu gabinete em 2024 e defendeu o reconhecimento à equipe do SAMU.
“O projeto faz justiça com quem arrisca a vida diariamente”, afirmou Volnei Christofoli (Progressistas). Já o vereador Moisés Scussel (MDB) defendeu a valorização dos servidores e propôs um debate mais amplo sobre reclassificação de cargos e salários no serviço público municipal.
Duda Pompermayer (Progressistas), líder do governo, reforçou o reconhecimento à atuação dos profissionais do SAMU, que acompanharam a votação no plenário. Postal (PL) também apoiou a proposta, mas destacou a necessidade de discutir melhorias no salário base dos servidores.
Com a aprovação, o adicional de 30% será incorporado ao vencimento dos profissionais do SAMU que atuam diretamente nas ruas — um passo importante na valorização desses trabalhadores essenciais.














Comentários