top of page

Bento Gonçalves registra surto de meningite e amplia vacinação para crianças com reforço da dose ACWY

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 19 de set.
  • 2 min de leitura
ree

A Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves anunciou que o reforço da vacina contra a meningite para crianças de 12 meses passará a ser feito com a meningocócica ACWY no Sistema Único de Saúde (SUS). A mudança tem como objetivo ampliar a proteção contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis (A, C, W e Y), causadora da Doença Meningocócica (DM), uma das formas mais graves da meningite.

A imunização está disponível nas Unidades de Saúde do município, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, com exceção das unidades Cohab, Barracão, Progresso e postos do interior. Além disso, no dia 18 de outubro será promovido o “Dia D” de multivacinação.

Contexto epidemiológico

Atualmente, o calendário vacinal infantil contempla duas doses da meningocócica C, aos três e cinco meses, além de um reforço aos doze meses. Com a atualização, esse reforço passa a ser substituído pela ACWY, ampliando a cobertura imunológica.

A medida ocorre em meio à preocupação com o cenário epidemiológico no município. Dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde revelam que Bento Gonçalves registrou, em abril, um agregado de três casos de meningite meningocócica do sorogrupo B, com vínculo epidemiológico entre si. Nos meses seguintes, novos casos foram identificados: um em julho e dois em agosto, também do sorogrupo B, mas sem ligação entre si, configurando oficialmente um surto da doença.

Apesar da gravidade, nenhum dos pacientes evoluiu a óbito. Em todos os episódios, foram adotadas as medidas de controle recomendadas, incluindo quimioprofilaxia ampliada — que abrangeu tanto os contatos próximos quanto pessoas com exposição eventual.

Risco e prevenção

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitos. Entre as meningites bacterianas, a Doença Meningocócica se destaca pelos altos índices de letalidade e rápida disseminação, transmitida pelo contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas, sintomáticas ou não.

Enquanto a vacina meningocócica ACWY passa a ser aplicada na rede pública, a vacina contra o sorogrupo B — responsável pelo surto atual — ainda não está disponível no SUS, sendo encontrada apenas na rede privada.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page