top of page

Bento Gonçalves é palco do Rotas da Inovação 2025 e destaca protagonismo da região

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 18 de nov.
  • 3 min de leitura

O Rotas da Inovação chega à sua 8ª edição no ano, sendo a primeira na Capital Nacional do Vinho


ree

O programa Rotas da Inovação 2025 chegou a Bento Gonçalves reunindo representantes do poder público, instituições de ensino, empresas e do ecossistema regional para um dia de troca de experiências e estímulo à cultura empreendedora. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT), em parceria com o programa Educar para Inovar, UNESCO e o Inova RS, com apoio de instituições locais.

A programação ocorreu na tarde de quinta-feira (13), no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), e contou com painéis sobre cenários da inovação, premiação de destaques regionais, apresentação do Inova RS Serra Gaúcha, além de um Startup Lab que apresentou projetos desenvolvidos na região. Na segunda parte do evento, o público acompanhou o Kick Off do Inova RS Bento Gonçalves e o painel ''Ecossistemas de Inovação da Serra Gaúcha'', que destacou iniciativas voltadas ao fortalecimento da rede colaborativa entre empreendedores, universidades e governo.

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, destacou a relevância da Serra Gaúcha no cenário da inovação estadual. "A estratégia do Rotas da Inovação é conectar a sociedade às iniciativas de ciência, tecnologia e inovação, aproximando parceiros como Sebrae, Reginp, bancos de fomento, entre outros. Estar na Serra é essencial pelo potencial do setor produtivo e pelos movimentos recentes de inovação que têm se fortalecido, especialmente aqui em Bento Gonçalves, onde vemos um ecossistema atuante e comprometido com o desenvolvimento". Ela reforçou ainda o foco da SICT no fortalecimento de talentos: "Somos o Estado mais envelhecido do país e temos perdido talentos para outras regiões. Nosso esforço está em criar estratégias para manter e atrair pessoas, impulsionando inovação econômica, social e sustentável", destacou.

Para Vicente Tomasi, vice-presidente do Centro de Inovação de Bento Gonçalves, a premiação reafirma a força da colaboração regional. "Hoje celebramos a união das quatro hélices: poder público, iniciativa privada, instituições de ensino e também as crianças, que fazem parte desse movimento''. Compondo a programação, o Inova RS reconheceu os destaques do ano. Pelo protagonismo e empenho demonstrados, o ecossistema de inovação de Bento Gonçalves foi premiado na ocasião. ''Ficamos muito felizes com o Prêmio Destaque recebido pelo ecossistema de Bento. Quanto mais unirmos esforços, mais desenvolvimento geramos para toda a Serra", destacou Tomasi. Ele também agradeceu as parcerias que tornaram o encontro possível: "Foi um grande esforço trazer esta edição do Rotas para Bento. Contar com o apoio do CIC e de instituições como a Movergs demonstra que estamos no caminho certo e já vemos os resultados aparecerem".

Em paralelo, ocorreu o Rotas da Inovação Kids, com oficinas voltadas à educação empreendedora e científica para crianças, desenvolvidas em parceria com instituições como o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a CUFA-RS e o grupo Rangonautas. Ao longo da tarde, as oficinas reuniram estudantes de diversas instituições: 24 alunos do SENAI participaram das práticas de drones; 34 alunos da EMEF Fenavinho estiveram na oficina dos Rangonautas; 22 alunos da EMEF Santa Helena participaram tanto da oficina Aeromaker quanto da de raciocínio lógico; 17 alunos da Escola Impulso estiveram nos desafios à mesa, enquanto outros 21 alunos da mesma escola participaram da oficina de fotografia; e 21 alunos da EMEF Ernesto Dorneles exploraram conceitos de robótica. As atividades reforçaram o aprendizado de forma lúdica e interativa, com temas como programação, construção, lógica e criatividade.

Entre as crianças participantes, as estudantes Amanda Welter e Amanda Sales Rosa, da Escola Municipal Santa Helena, compartilharam a empolgação com o aprendizado. "Gostei muito da oficina, é bem legal participar de atividades diferentes e aprender coisas novas", disse Amanda Welter, que participou da montagem de um aeromotor. Já Amanda Rosa reforçou o impacto do conteúdo: "Aprendemos a ligar um LED, entender como funcionam pilhas e baterias, o que fazer e o que não fazer. Vamos levar tudo isso para a escola".

O encontro integra a série de eventos regionais promovidos pela SICT em todas as nove regiões do Inova RS, com o objetivo de aproximar os diferentes protagonistas da inovação e valorizar boas práticas locais que impulsionam o desenvolvimento do Estado.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page