top of page

Black Bento estreia como festival de cultura e consciência negra no feriado de 20 de Novembro

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • há 21 horas
  • 2 min de leitura

ree

O feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será marcado por uma novidade na programação cultural de Bento Gonçalves: a primeira edição do Black Bento – Festival de Cultura e Consciência Negra. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), integra as ações do Mês da Consciência Negra 2025 e promete transformar a Rua Coberta em um grande palco de celebração, arte e resistência. O evento contará ainda com espaço kids, gastronomia e outras atrações.


Com início às 14h, o festival reúne capoeira, hip-hop, samba, blues, pagode, dança e exposição artística, que buscam refletir sobre identidade, ancestralidade e igualdade racial. A proposta é afirmar, celebrar e visibilizar a presença e a contribuição da cultura negra na formação histórica e contemporânea de Bento Gonçalves.


“Mais do que um evento, o Bento Black nasce como um espaço de encontro e reconhecimento. É uma ação que valoriza a diversidade cultural de Bento Gonçalves e as manifestações da cultura negra na construção da identidade da nossa cidade”, destaca o secretário municipal de Cultura, Evandro Soares.


A programação artística começa com a intervenção cultural “Na Roda da Cultura”, promovida pela Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro em parceria com a CapoHerança, seguida por uma sequência de apresentações que representam a pluralidade da música e da expressão afro-brasileira. O palco contará com shows da Banda Raízes, da cantora Etiene e banda All Stars, e do Grupo Louca Vontade. O evento contará também com apresentações de cultura urbana através do Circula Hip Hop, com a participação de Pedrinho Festa, Original Raikiri e ML MC´s, da Abadá Capoeira BG e do Estúdio de Dança P1Oito, trazendo muita energia e celebração.


O Bento Black – Festival de Cultura e Consciência Negra reforça o compromisso do município com a promoção da igualdade racial, o combate ao racismo e a valorização da arte como ferramenta de empoderamento e transformação social. A ação faz parte da programação oficial do Mês da Consciência Negra 2025, promovida pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Casa das Artes, Sesc Bento Gonçalves, Biblioteca Pública Castro Alves, Conselho Municipal de Política Cultural, Conselho Municipal de Povos de Matriz Africana, Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Movimento Negro Raízes, Abadá Capoeira BG, Associação Cultural Brasileira CapoHerança, Instituto Estadual da Música e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


Serviço


Evento: Bento Black – Festival de Cultura e Consciência Negra


Data: Quinta-feira – 20 de novembro (feriado nacional)


Horário: a partir das 14h


Local: Rua Coberta – Bento Gonçalves


Acesso gratuito


Programação artística


14h – Início do evento


15h – Intervenção cultural “Na Roda da Cultura” – CapoHerança: Ginga do Ontem, Herança do Amanhã


15h45 – Show com Banda Raízes


17h – Circula Hip Hop, com Pedrinho Festa, Original Raikiri e ML MC´s


18h15 – Show com Etiene & All Stars


19h30 – Roda de Capoeira com Abadá Capoeira BG


20h – Show de danca com P1Oito Estúdio de Dança


20h30 – Show com Louca Vontade

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page