Capacitação em Acessibilidade ocorre neste sábado, 21 de fevereiro, na Sala Hip Hop, em Bento
- temporacomunicacao
- há 10 horas
- 2 min de leitura
Oficina integra o projeto cultural “As Phynas em Riso Inclusivo” e é aberta gratuitamente ao público

Neste sábado (21), a Sala Hip Hop sedia a Capacitação em Acessibilidade, a partir das 15h, ministrada pela escritora e pedagoga especialista em TEA, Libras e Audiodescrição, Isabel Damian. O conteúdo traz temas focados em três características primordiais para a inclusão: atitudinal, comunicacional e arquitetônica. A oficina é gratuita e aberta ao público e integra o projeto cultural “As Phynas em Riso Inclusivo”
Traçando uma linha que parte do conceito até as práticas no cotidiano, a capacitação promove medidas de acolhimento gerando espaços integrativos onde a Arte é o agente transformador para a realidade, incorporando ferramentas para desenvolver a sensibilização e a plena participação na sociedade.
A atividade marca o início de um ciclo que prevê quatro apresentações do espetáculo teatral “As Phynas em Fenabephy” e quatro vivências de palhaçaria feminina, realizadas diretamente em instituições que atendem pessoas com deficiência no município como o CAPS II, ADVBG, ASBG e APAE. Com foco na palhaçaria feminina, os encontros visam a preparação de artistas, produtores culturais, educadores e demais interessados para atuar de forma mais consciente e qualificada com públicos diversos, especialmente pessoas com deficiência.
“Os jogos teatrais estão sendo criados do zero, específicos, para que as pessoas com deficiência possam desfrutar destes momentos de descontração”, destaca Isabel, que vai acompanhar integralmente todo o projeto.
“As Phynas em riso inclusivo” se alinha às metas estratégicas de reconhecimento e valorização da diversidade do Plano Municipal de Cultura, promovendo experiências para grupos de identidade, afirmação de direitos e da cidadania cultural. Assim, estimula e dá visibilidade para a compreensão da autonomia dos PcDs, além de formar multiplicadores para a construção de uma consciência sem pré-conceitos e preconceitos sobre o tema.
“É importante para dar o start para capacitar cada vez mais as equipes e ciente do que é a acessibilidade, de colocar nos projetos e no nosso cotidiano. É um campo que precisa se naturalizar para melhor atendermos o público com deficiência”, ressalta a atriz e produtora cultural, Mônica Blume.
O projeto foi contemplado pelo Ministério da Cultura e Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, tendo recebeido orçamento de R$ 45 mil para execução das atividades.
Serviço
O que: Capacitação em Acessibilidade
Quando: 21 de fevereiro de 2026
Horário: 15h às 16h
Onde: Sala Hip Hop – Rua João Antoniazzi, 41, bairro Humaitá
Inscrições gratuitas: https://shre.ink/5ciC
















Comentários