top of page

CIC-BG abre inscrições para escolas e conselheiros participarem do projeto Miniempresa

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura


Iniciativa leva educação empreendedora prática a estudantes do ensino médio e mobiliza voluntários do mercado


Promovendo a educação empreendedora entre estudantes do ensino médio, o projeto Miniempresa, no município promovido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) em parceria com a Junior Achievement, abre inscrições para a edição de 2026.

Tanto escolas interessadas em participar quanto voluntários dispostos a atuar como ‘advisors’ (conselheiros que instigam e orientam os estudantes no processo de criação de uma empresa), podem se inscrever até o dia 10 de março pelo telefone da entidade, (54) 2105.1999, ou na sede do CIC-BG, na Rua Avelino Luiz Zat, 95 - Bairro Fenavinho.

Um dos pilares da proposta, os ‘advisors’ – ou conselheiros – são profissionais voluntários que acompanham os grupos de estudantes e contribuem para o desenvolvimento das melhores estratégias nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Produção e Finanças. Assim, eles cumprem um papel formativo essencial, compartilhando seus conhecimentos e complementando o aprendizado recebido pelos jovens. Já esses, participam de diversos encontros, no contraturno escolar, em que recebem conteúdos fundamentais como pesquisa de mercado, viabilidade técnica de produção, precificação de produtos e cálculo de lucro. As atividades devem começar no mês de abril. “Além de estimular o empreendedorismo jovem, o Miniempresa promove educação financeira e prepara os participantes para os desafios do mercado de trabalho, funcionando como uma importante escola prática de formação profissional”, constata a coordenadora Ângela Peron.

Com a nova edição, o CIC-BG reforça seu compromisso com o desenvolvimento educacional e com a formação de jovens mais preparados, empreendedores e conscientes de seu papel no mercado e na sociedade. Retomado pela entidade, o Miniempresa ensina, na prática, como funciona a gestão de um negócio. Os alunos são desafiados a criarem uma empresa desde a concepção até a operação, com o desenvolvimento de um produto real, efetivamente comercializado. Na edição de 2025, o programa contou com a participação de nove escolas – Mestre Santa Bárbara, Impulso, Cenecista, Sagrado Coração de Jesus, Landell de Moura, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Marista Aparecida, Bom Retiro e Cecília Meireles –, envolvendo cerca de 150 alunos do ensino médio. O impacto positivo da iniciativa foi reconhecido pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, que concedeu ao projeto uma Portaria de Louvor.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Serrana 26.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page