Ciclone extratropical avança sobre o Sul do Brasil com chuvas, ventos fortes e mar agitado
- temporacomunicacao
- 7 de ago.
- 1 min de leitura

Um ciclone extratropical avança sobre a Região Sul do Brasil e vem provocando fortes instabilidades desde quinta-feira (7), com chuvas intensas, ventos fortes e mar agitado. O fenômeno, associado à passagem de uma frente fria, tem causado impactos principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Com a formação do ciclone, foram registradas rajadas de vento superiores a 90 km/h em algumas áreas, com possibilidade de chegar a 100 km/h em pontos do litoral sul. O mar segue extremamente agitado, com risco de ressaca. A Marinha do Brasil emitiu alertas para o litoral entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estendendo o aviso até trechos de São Paulo e Rio de Janeiro, recomendando cautela a pescadores, banhistas e navegadores.
As condições climáticas também resultam em risco para quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia. A população deve redobrar os cuidados, principalmente em áreas costeiras e zonas mais suscetíveis a alagamentos. Além disso, a frente fria que acompanha o sistema deve derrubar as temperaturas nos próximos dias, acentuando o frio já característico da estação.
A previsão é de que o ciclone continue influenciando o clima do Sul do país até o fim de semana. As autoridades recomendam atenção aos alertas emitidos pelos órgãos de meteorologia e Defesa Civil.














Comentários