top of page

Cidadania italiana: confira a lista de sobrenomes que terão prioridade no processo de concessão

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

A Itália anunciou mudanças que podem beneficiar diretamente descendentes de italianos ao redor do mundo. Por meio de uma medida recente, o governo passou a priorizar a análise de pedidos de cidadania de pessoas que possuem sobrenomes históricos, considerados parte do patrimônio cultural do país.


A medida, respaldada pelo princípio do jus sanguinis (direito de sangue), reconhece o direito à cidadania a quem comprovar ascendência italiana. A novidade, porém, é que os processos daqueles que possuem determinados sobrenomes tradicionais poderão tramitar com maior agilidade, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI).


O critério se aplica especialmente a sobrenomes de origem no norte e sul da Itália, refletindo a valorização das raízes italianas espalhadas pelo mundo — inclusive no Brasil, onde milhões de cidadãos são descendentes diretos de imigrantes italianos.


Confira a lista completa dos sobrenomes com prioridade no novo trâmite:

Abate, Labate, Abatantuono, Abaticola, Achilla, Achille, Achilleo, Achillini, Anes, Anesin, Anesini, Annes, Annesi, Bianchini, Bianchetti, Biancone, Lo Bianc, Bottari, Bottarelli, Bottarini, Bottaro, Chiletti, Chiloni, Chilesotti, Della Giovanna, Da Rossa, Espósito, Degli Sposti, Fiore, Flores, Giani, Giovannetti, Larossa, Nalesso, Natale, Risso, Ricci, Sorace, Suraci, Soracca, Soracchi, Soracco, Vani, Vannicelli, Vanno, Vanetto, Zanella, Zanoli, Zannier.


Apesar da priorização, autoridades italianas ressaltam que o simples fato de portar um desses sobrenomes não garante automaticamente a cidadania. Ainda é necessário comprovar o vínculo com o ascendente italiano e apresentar toda a documentação exigida.


Outro fator importante é a forma de transmissão da cidadania:

  • Via paterna: não há limite de gerações;

  • Via materna: o requerente precisa ter nascido após 1º de janeiro de 1948.


Passo a passo para solicitar a cidadania italiana:


  1. Acesse o site do consulado italiano responsável por sua região;

  2. Preencha o formulário de solicitação com os dados pessoais;

  3. Confirme sua inscrição via e-mail;

  4. Agende uma data para comparecimento presencial;

  5. Leve todos os documentos solicitados, incluindo comprovantes do vínculo familiar.


Com a cidadania italiana, o cidadão passa a ter direito de residir, trabalhar, estudar e circular livremente em qualquer país da União Europeia, além de poder solicitar o passaporte italiano.




Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page