top of page

Com mais de 51 mil empregos formais, Bento Gonçalves renova recorde histórico

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 5 de nov.
  • 2 min de leitura
ree

A incerteza em relação à reação do setor produtivo de Bento Gonçalves diante das taxas de importação impostas pelo governo dos Estados Unidos não refletiu em redução na força de trabalho no município. Dados do Boletim Observatório Econômico, organizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento (Oecon-CICBG) apontam setembro como o ano recorde de empregos formais. No mês, foram registradas 51.067 pessoas empregadas, representando saldo positivo de 239 vagas em relação ao mês anterior e uma variação de 4,2% em relação a dezembro de 2024, também recorde desde dezembro de 2019, quando iniciou a série histórica.

A alta nos empregos formais neste ano é observada de maneira contínua a partir de março. Desde então, são quase 1 mil vagas positivas acumuladas. A variação desde o começo do ano também é positiva quando considerado o número de MEIs em Bento Gonçalves. Foram mais de 500 novas abertas nos primeiros nove meses de 2025, totalizando 13.591 MEIs ativos no município.

Com o saldo de 239 vagas positivas em setembro, Bento Gonçalves é o sexto com maior geração de empregos mês a mês no Rio Grande do Sul. No acumulado do ano, são 2.074 vagas positivas, uma variação de 30,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Bento Gonçalves é o oitavo município gaúcho neste quesito. O Rio Grande do Sul também apresenta variação positiva de empregos comparados aos primeiros nove meses do ano passado (18%), enquanto nacionalmente a variação é negativa (-14%). Vale lembrar que o parâmetro comparativo ano a ano ainda leva em consideração o período da tragédia ambiental no Estado em 2024.

Depois de uma pequena desaceleração em agosto, que acendeu o alerta na economia local, o setor da Indústria volta a encabeçar os dados positivos de empregos de Bento Gonçalves. É justamente o segmento de móveis -  atingido pelas taxas norte-americanas -  que tem a variação mais positiva em setembro, com 43 vagas positivas, seguido pelo segmento de metal, com 37 postos. No acumulado do ano, é a indústria de alimentos que tem a maior contribuição em vagas (310). A indústria de móveis acumula 230 vagas em nove meses.

A recuperação do setor de Serviços também é destaque no boletim. No mês, o segmento de alimentos acumulou 30 novas vagas, já no acumulado do ano, o segmento de alojamentos tem saldo de 122 postos de trabalho.

O setor da Construção teve leve freada em setembro, com saldo negativo de -31 vagas em serviços especializados para a construção. Este segmento, no entanto, acumulou 142 novos postos de trabalho entre janeiro e setembro. Bento Gonçalves é o sexto no Rio Grande do Sul na geração de empregos este ano na Construção, e o sétimo na Indústria. Ao considerar a série histórica do Oecon, Indústria, Serviços e Comércio registraram em setembro seus maiores índices.

De acordo com o organizador do levantamento, Fabiano Larentis, do Programa de Pós-Graduação da UCS, considerando a taxa de crescimento de empregos na cidade desde 2019, a perspectiva é de uma leve redução no acumulado de empregos formais em outubro, devendo fechar em torno de 50,9 mil empregados.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page