top of page

Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi anunciam os ganhadores do IV Concurso de Redação

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 18 de nov.
  • 2 min de leitura

ree

A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi vem divulgar os ganhadores do IV Concurso de Redação, que tem o objetivo incentivar o pensamento crítico sobre o enfrentamento e a luta da violência de gênero para que haja mudanças atitudinais frente a esse cenário social emergencial. O Concurso contou com a participação de 20 educandários da rede pública de ensino, estadual, federal e particular, onde o corpo discente elaborou textos com a temática Evolução da Lei Maria da Penha.

A violência contras as mulheres é violação dos direitos humanos, de sua integridade, do cerceamento de sua liberdade, de sua livre expressão. Para isso, a Lei Maria da Penha, que completa 19 anos em 2025, é a principal ferramenta de proteção, de acolhimento e de reparação para as vítimas, concretizando rede de apoio.

O processo de avaliação abarcou os seguintes critérios atendimento à proposta temática, consistência da argumentação, criatividade/originalidade, sugestões de intervenção e atendimento às convenções da escrita. O corpo de avaliadores contou com representantes dos seguintes órgãos públicos como da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Gabinete da Primeira-Dama, Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, Brigada Militar e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Contribuindo para a formação cidadã, liderança e participação ativa e colaborativa na pauta, o Concurso de Redação promove a tomada de consciência e posicionamentos frente a situação a qual afeta a sociedade: cessar o ciclo de violência contra a mulher. A Lei Maria da Penha, referência mundial, expressa um chamamento, também, para o combate, pois é espelho da realidade que os agressores geram como traumas físicos e psíquicos.

“Estamos percebendo uma geração mais articulada para o enfrentamento da violência de gênero. Ainda são tempos difíceis para a mulher. No entanto, por meio das redações, tem-se amostra de como nossos alunos estão cientes sobre o tema, de forma definitiva, para combater a máquina feminicida, das práticas discriminatórias e da redução das desigualdades de gênero”, destaca a coordenadora Patrícia Da Rold.

A premiação ocorre no dia 24 de novembro de 2025, na Fundação Casa das Artes, a partir das 9h, abrindo a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no município.

O IV Concurso de Redação da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi conta com o apoio das Secretarias de Educação e de Cultura, Fundação Casa das Artes, Gabinete da Primeira-dama, Polícia Civil, Brigada Militar e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.


Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page