top of page

Curso de Publicidade e Propaganda recebe primeiras matrículas no Carvi

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura

Nova graduação, com aulas a partir de março, será o primeiro curso de Comunicação Social do campus



 

A primeira turma do curso de Publicidade e Propaganda do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) está começando a se formar. Os acadêmicos que farão parte do histórico grupo da primeira graduação de Comunicação Social da UCS Bento deram início ao processo de matrícula para as aulas que começam em março. Ao todo, a turma terá capacidade para absorver cerca de 30 alunos, com encontros diários no turno vespertino-noite. “A oferta do curso de Publicidade e Propaganda em nosso campus representa um importante avanço na consolidação da área da Comunicação Social, priorizando a formação integral dos estudantes e a contribuição para o desenvolvimento regional, por meio da qualificação de profissionais preparados para os desafios contemporâneos da comunicação”, analisa o sub-reitor do Carvi, professor Fabiano Larentis.

Ancorado no mesmo projeto pedagógico oferecido no campus-sede, em Caxias do Sul, o curso traz à tona o qualificado corpo docente e a robusta estrutura curricular da universidade, bem como seus conhecidos alicerces de ensino. “A UCS Bento já possui uma excelente estrutura, especialmente nessa área, devido à presença consolidada do curso de Design, que conta com laboratórios e recursos que também poderão ser utilizados pelos alunos de PP”, lembra o coordenador do curso, professor Ronei Teodoro da Silva.

Com duração de oito semestres, numa jornada formativa que perpassa por mais de 40 disciplinas, a proposta oferece uma formação de sólida base teórica e de intensa prática desde os primeiros semestres. Além de laboratórios e projetos que simulam desafios reais do mercado, há uma forte integração com empresas e organizações locais, permitindo o desenvolvimento de experiências concretas ao longo da graduação. Num cenário em que a comunicação digital ocupa cada vez mais um papel estratégico nas organizações, a chegada do curso embasa a formação de profissionais que, além do conhecimento técnico, compreendem a cultura local para atuar de forma conectada às demandas regionais, criando maior conexão entre marcas e público. Um grande diferencial no atual mercado, no qual há maior facilidade para criar, divulgar e segmentar campanhas com baixo custo e alta capacidade de mensuração. “Isso ampliou a relevância da comunicação, e dominar as técnicas e as estratégias da publicidade se tornou fundamental para competir e se destacar no mercado”, analisa Teodoro.

O ingresso para os interessados em cursar Publicidade e Propaganda se dá por meio do processo seletivo contínuo da UCS. São três oportunidades semanais – segundas, terças e quintas – via prova de redação on-line ou aproveitamento das notas de vestibulares anteriores da UCS ou do Enem. Mais informações em ucs.br/vestibular.

 

Excelência de ensino reconhecida

A chegada do novo curso ao Carvi integra os significativos avanços que a instituição tem contabilizado ao longo dos últimos anos, reafirmando sua excelência. A UCS encerrou 2025 no primeiro lugar entre as Instituições de Ensino Superior Privadas (IESs) da Região Sul, na primeira edição do Prêmio Estrelas da Educação. O prêmio é uma realização da Quero Educação, startup da área educacional, com IESs avaliadas pelo Guia da Faculdade Estadão em 2025.

A UCS também figura na 11ª posição entre 90 universidades comunitárias e privadas do Brasil analisadas no Ranking Universitário da Folha (RUF), com destaque para os indicadores de Inovação (5º) e de Pesquisa (6º). Entre as 14 universidades gaúchas nessa categoria, a UCS ficou na 4ª colocação. Os indicadores com melhor desempenho entre as comunitárias e privadas brasileiras foram para Inovação (5º) e para Pesquisa (6º). Já no Impact Rankings da publicação internacional Times Higher Education, a UCS ficou na segunda posição em Inovação entre as 10 instituições comunitárias ou privadas brasileiras presentes no estudo, que avalia as universidades em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Já ao incluir as 34 universidades do país ranqueadas no levantamento, a UCS ficou na sétima posição, junto com as universidades federais do Paraná e de Santa Catarina.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page