Câmara aprova por unanimidade implantação da Educação Integral em Bento Gonçalves
- temporacomunicacao
- 10 de jun.
- 1 min de leitura
Projeto viabiliza ampliação de matrículas, parceria com universidade e jornada escolar estendida na rede municipal

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (10), o Projeto de Lei Ordinária 53/2025, que institui a Política de Educação Integral em Tempo Integral na rede municipal de ensino. A proposta, de autoria do Executivo, define diretrizes para a implantação e ampliação do modelo educacional, atendendo a uma demanda antiga da comunidade, especialmente na Educação Infantil.
A iniciativa visa garantir uma jornada ampliada — de pelo menos 7 horas diárias — com atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de formação cidadã, alinhando o município à legislação nacional e ao Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC). Com a adesão ao programa federal, Bento Gonçalves pactuou 258 novas matrículas em 2023 e mais 258 para 2024/2025, além de 32 adicionais por redistribuição do MEC.
Um dos destaques é a parceria renovada com o campus CARVI da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que atualmente atende 647 estudantes da rede municipal. Os alunos utilizam estrutura completa da universidade — como ginásio, biblioteca, laboratórios, sala maker e refeitório — com jornada de nove horas diárias.
“O projeto representa uma adequação necessária às diretrizes federais, permitindo o recebimento de recursos que fortalecem a ampliação das vagas em tempo integral”, destacou o líder do governo na Câmara, vereador Duda Pompermayer (Progressistas).
A proposta também cumpre metas previstas no Plano Nacional e no Plano Municipal de Educação, que apontam a educação em tempo integral como ferramenta essencial para o combate às desigualdades sociais, melhoria do desempenho escolar e formação integral do aluno.














Comentários