Câmara de Bento aposta em energia limpa e se destaca como pioneira no RS
- temporacomunicacao
- 15 de jul.
- 2 min de leitura

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves deu um passo inédito no Rio Grande do Sul ao aderir ao Simplifica Energia, uma alternativa moderna que combina sustentabilidade e economia sem a necessidade de obras ou investimentos em infraestrutura.
Enquanto muitos órgãos públicos optam por instalar sistemas próprios de geração, como painéis solares, a Câmara de Bento escolheu um caminho diferente e estratégico: utilizar créditos de energia renovável fornecidos por usinas limpas conectadas à rede elétrica. A compensação ocorre diretamente na conta de luz, com projeção de economia de até 25% nos gastos mensais com energia.
“Estamos falando de uma solução eficiente, transparente e sem custo adicional para os cofres públicos. Um modelo que alia compromisso ambiental à boa gestão dos recursos”, destaca o presidente Anderson Zanella (Progressistas).
O Simplifica Energia permite que instituições públicas se beneficiem de energia limpa, sem instalação de equipamentos. A Câmara passa a integrar um sistema de compensação energética regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), utilizando energia 100% renovável gerada em outras localidades, mas injetada na mesma rede que abastece o município. Esse modelo garante desconto direto na fatura convencional e, ao mesmo tempo, contribui com a redução de emissões de gases de efeito estufa, assim, reforçando o papel do poder público no combate às mudanças climáticas.
A adesão inédita ao Simplifica posiciona Bento Gonçalves como a primeira Câmara Municipal do Rio Grande do Sul a adotar esse modelo de contratação de energia limpa sem investimento em obras. Além disso, a medida está em consonância com políticas nacionais e internacionais voltadas ao desenvolvimento sustentável. A iniciativa respeita diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os que tratam de energia limpa, cidades sustentáveis e consumo responsável.
Mais do que um avanço técnico, a escolha da Câmara de Bento Gonçalves sinaliza uma mudança de cultura institucional. Com essa decisão, o Legislativo bento-gonçalvense reafirma seu papel como agente de transformação: com medidas práticas, sustentáveis e economicamente inteligentes.














Comentários