Câmara Municipal aprova matérias na sessão ordinária
- temporacomunicacao
- 27 de ago.
- 2 min de leitura

Na sessão ordinária realizada na segunda-feira, 25 de agosto, os vereadores de Bento Gonçalves aprovaram moções e um projeto de resolução que destacam a valorização da cultura local, o reconhecimento à segurança pública e a homenagem a um empreendedor da cidade.
Entre as matérias aprovadas, está a Moção nº 29/2025 de apoio ao Projeto de Lei nº 3869/2025, de autoria do deputado federal Lucas Redecker (PSDB-RS), que confere ao município o título de Capital Nacional do Vinho. A proposição foi apresentada pelo vereador Paulo Souto (PSDB) e recebeu apoio unânime dos parlamentares. A medida reforça a importância histórica e econômica de Bento Gonçalves na vitivinicultura brasileira, reconhecendo a trajetória de gerações de produtores e o papel do Vale dos Vinhedos como referência nacional e internacional.
“Todos nós sabemos que Bento Gonçalves é reconhecida no Brasil e no exterior como a Capital do Vinho. Este título é repetido com orgulho pela nossa população, pelos turistas que nos visitam e pela imprensa nacional. No entanto, esse reconhecimento ainda não é oficial no âmbito federal, ou seja, não existe uma lei que confere formalmente a Bento Gonçalves o Título de Capital Nacional do Vinho”, explicou o autor da matéria. José Antonio Gava (PSDB) também se manifestou em apoio à Moção. “Iremos ainda mais marcar território à nível nacional [com o título]”, disse Gava.
Também foi aprovada a Moção nº 30/2025 de aplauso à Guarda Civil Municipal (GCM), de autoria do vereador Duda Pompermayer (Progressistas). A homenagem se deve à prisão de dois fugitivos envolvidos em uma série de furtos de veículos na cidade. A iniciativa destaca a eficiência e o comprometimento da corporação na proteção da comunidade, reafirmando a importância da integração entre as forças de segurança.
O vice-presidente da Casa, Thiago Fabris (Progressistas), destacou o serviço de inteligência da GCM. Edson Rogério Biasi (Progressistas) comentou que “essa é uma ação que reforça a importância do trabalho integrado das forças de segurança e demonstra dedicação dos agentes em proteger o patrimônio público e também o patrimônio das pessoas”. Gava pontuou que a homenagem é merecida e que o combate aos crimes deve ser seguido. Anderson Zanella (Progressistas) disse que as ações da GCM são diárias, trazendo benefícios para toda a população.
Além disso, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução nº 45/2025 (autoria Paulo Souto), que concede Portaria de Louvor e Agradecimento ao empresário Sérgio Luiz Zanelatto pelos 26 anos de relevantes serviços prestados à comunidade de Bento Gonçalves. Natural de Cotiporã, Zanelatto é fundador da empresa Cripaza, criada em 1999, que se consolidou no mercado nacional pela produção de estofados e cabeceiras. “Ele sempre foi reconhecido por sua resiliência, honestidade e dedicação ao trabalho”, explicou Souto. O Projeto de Lei nº 72/2025, presente na Ordem do Dia, também foi aprovado pelos vereadores.














Comentários