top of page

Daniel Valiati é destaque no atletismo

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura


Há três anos e meio, surgia no cenário do atletismo o nome de Daniel Valiatti. Com a intenção de mudar os hábitos de vida, pois na época estava com 30 kg a mais e era fumante, Daniel está tendo cada vez mais destaque em campeonatos da área, revelando o seu potencial e garra nas competições.

Sua última empreitada foi na Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em 31 de dezembro em São Paulo, com um trajeto de 15 km. A clássica e mítica corrida foi um dos sonhos de Daniel que na prova teve bons resultados, tendo ficado a onze minutos atrás do campeão Muse Gizachew, da Etiópia. Na prova, a organização emite uma biografia do desempenho do percurso e Daniel obteve a velocidade média de 16.14, ficou em 22º lugar na Geral (de 28 mil concorrentes) na Categoria Masculino, na sua faixa etária ficou em 1º lugar, e o tempo bruto foi de 55 minutos e 45 segundos.

“Foi uma emoção inigualável. Não tenho como explicar a sensação de estar com todas aquelas pessoas, o pessoal da elite te cumprimentar e dar apoio, o público vibrando. Quando entrei na Brigadeiro Luís Antônio, parecia num estádio de futebol lotado”, consolidando como um dos seus momentos mais marcantes da sua jovem carreira de atleta, gravado em sua memória, coração e corpo.

Os números refletem um feito. Para além de estar presente em um dos maiores eventos internacionais da área, consolida o seu nome no cenário esportivo de Bento Gonçalves e região, tendo uma trajetória ascendente, sendo uma referência de como o esporte transforma vidas. Do primeiro passo para as longas distâncias, o encantamento pelo Atletismo foi crescendo, tendo equipe que o auxilia no preparo físico e nos treinos, a cargo de Daniel Vist, e sua esposa, Cristine Souto, que cuida desde as inscrições até a logística.

Sua estreia oficial foi no ano de 2022, quando participou da Rústica do Sesc/Caitá. De lá para cá foram mais de 100 eventos e várias premiações, como Bicampeão no Campeonato Gaúcho Estadual de Trilha, distância curta, e Campeão Estadual do Sesc, prova que compreendeu 10 km, distância média. Em 2025, participou de 33 provas, tendo integrado o Pódio Geral 29 vezes.

Na última edição da Festa dos Esportes, ocorrida em dezembro de 2025, recebeu o troféu com mais de 200 atletas que representam o município mundo afora. Também é um dos beneficiados com o incentivo do Bolsa Atleta, aportado pela Prefeitura através da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). Recurso que utiliza nas despesas e no seu rendimento.

Hoje, Daniel tem 49 anos e está projetando novas ambições: a Meia Maratona de Buenos Aires, que tem 21 km, e estar na elite da São Silvestre. A curto prazo, o calendário já está preenchido: Maratona do Vinho, que ocorre no dia 07 de fevereiro, e a Ultramaratona Caminhos de Caravaggio, em 12 de março, além de muitas outras que já estão no radar de Daniel.

Daniel trabalha no horário vespertino numa indústria metalúrgica, também faz provas de trilhas e está na Associação dos Corredores Bento Trails.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page