Estudantes ajudam a tornar escolas da Rede Estadual mais resilientes com plano de contingência para eventos climáticos
- temporacomunicacao

- há 4 horas
- 1 min de leitura
Participação dos jovens fortalece cultura de prevenção e cuidado nas comunidades escolares

Iniciativa do governo do Estado, o Plano de Contingência Escolar para Eventos Climáticos (Plancon Escolar) – instrumento de gestão que prepara instituições da Rede Estadual para enfrentar situações de emergência meteorológica – envolve não apenas as equipes diretivas das escolas. A construção do plano inclui, na realidade, toda a comunidade escolar.
A participação dos jovens faz parte da metodologia adotada pela Secretaria da Educação (Seduc), que entende a construção dos Plancons como um processo coletivo. Para apoiar as escolas, a Seduc promove formações continuadas com gestores e equipes escolares, orientando a elaboração dos planos e incentivando o envolvimento dos estudantes em todas as etapas.
Por meio de oficinas, debates, atividades de mapeamento e discussões sobre riscos presentes em seus territórios, os estudantes passaram a refletir sobre temas relacionados à prevenção, à proteção da comunidade escolar e aos impactos dos eventos climáticos extremos. A proposta busca fortalecer uma cultura de cuidado que alcance também as famílias e comunidades.
Na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Roberto Silveira, de Cachoeirinha, e na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Souza Lobo, de Porto Alegre, os estudantes participam de forma ativa da elaboração de ações de prevenção e resposta previstas nos planos. Desse modo, é a própria visão estudantil que também contribui para tornar os ambientes escolares mais seguros e preparados para situações de emergência.
Esta matéria é a segunda de uma série de três a respeito do Plancon Escolar, uma das ações do governo gaúcho que visa tornar a Rede Estadual de Educação mais preparada para eventos meteorológicos extremos.












Comentários