Fiema Brasil inicia montagem e eleva expectativas para 10ª edição
- temporacomunicacao
- 15 de mai.
- 3 min de leitura
A montagem dos espaços para acomodar os mais de 100 expositores e as mais de 30 palestras da Fiema Brasil está em andamento para dar forma à maior feira ambiental do sul do país. O ritmo das obras no Pavilhão E do Parque de Eventos, palco do encontro entre os dias 20 e 22 de maio, está acelerado, o que tem aumentado a expectativa em relação à especial 10ª edição do evento. "A Fiema vai mostrar que é possível fazermos tudo o que a gente faz hoje de uma maneira responsável e sustentável", diz o presidente da feira, Jonas Brevia.
Para isso, o evento apresentará as últimas novidades em gestão ambiental num mix que reunirá maquinário tecnológico e conhecimento, gerando não apenas oportunidades de negócios, mas também inserindo as empresas em novos conceitos produtivos – mais eficientes e verdes. Assim, a Fiema explora como tema central "Ecossistemas em Transformação". "As empresas precisam estar engajadas às questões ambientais, às situações que se apresentam nos dias atuais, como as questões do ESG, que são muito fortes dentro das cadeias produtivas. Vamos debater tudo o que a gente faz hoje e como podemos mudar para melhor, pois quem não tem esse cuidado certamente não alcançará os resultados esperados", constata Brevia.
Neste ano, uma das novidades da feira está no formato diferenciado de alguns dos principais eventos dos seis agendados para o FiemaCon, braço do conhecimento e da ciência do encontro. O Meeting Empresarial, que traz a visão de líderes e executivos a respeito da gestão dos negócios, deixa de ter apenas uma manhã de encontro para ser ampliado para três. Dessa forma, o esperado encontro de ideias e cases empresariais reunirá 12 painelistas tratando de "Empresas resilientes: estratégias para prosperar em um mundo em transformação".
Além disso, haverá a estreia do Seminário de Biogás e Energia de Resíduos, no dia 21, abordando as temáticas de Geração e aproveitamento de biogás e biometano e Tecnologias de recuperação energética de resíduo. Mais tradicional evento do FiemaCon ao lado do Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, o 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, realizado em parceria com a UCS, terá 10 palestras e a apresentação de 120 trabalhos científicos, destacando o tema "Sustentabilidade, Resiliência e Inteligência: Alinhando Desenvolvimento e Responsabilidade Global". No seminário, serão outras sete palestras destacando temas de descarbonização no agronegócio e de agropecuária sustentável, econômica e resiliente. O 2° Seminário de Construções Sustentáveis também terá sete palestrantes, destacando as pautas certificações e boas práticas para edificações sustentáveis e materiais e gestão de resíduos em construções sustentáveis. Outra novidade do FiemaCon é a inclusão do 14º Fórum Energiplast, com o tema "Do Resíduo à Energia: Tecnologias e Cases de Sucesso".
Novidade na edição de 2023, a Arena de Inovação tem lugar garantido para este ano, ratificando a proposta da feira em apresentar novidades, seguindo também a vocação de sua promotora, a Fundação Proamb. O encontro, realizado em parceria com o Sebrae-RS, reunirá mais de 30 startups apresentando soluções ambientais. Elas também participarão das esperadas batalhas comuns em eventos do gênero. O espaço será dedicado, ainda, a talks, painéis e pitches.
Outra iniciativa realizada com o Sebrae será o Roda de Negócios, voltada a fomentar os negócios, no dia 21. Cerca de 60 empresas, entre nacionais e internacionais, devem participar do evento. Também, assim como em outros anos, haverá o monitoramento da gestão de resíduos em tempo real. A solenidade de abertura, marcada para a noite de 19 de maio, terá novamente, também, o reconhecimento a personalidades de destaque. Neste ano, recebem o Troféu Illuminati para o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, para o deputado federal Marcel Van Hattem e para o empresário Tarcísio Michelon.
O acesso para visitar o espaço expositivo é gratuito mediante inscrição prévia no site (fiema.com.br). Para a programação do FiemaCon, é preciso adquirir ingressos, também disponíveis no mesmo site, para cada um dos eventos.















Comentários