top of page

Governo do Estado entrega novos veículos para reforçar gestão e atividades de fiscalização em unidades de conservação

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Quatro caminhonetes e um drone adquiridos por medidas compensatórias irão apoiar fiscalização e operações em áreas protegidas




O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), realizou na quarta-feira (4/2), no Jardim Botânico de Porto Alegre, a entrega de quatro veículos novos e um drone destinados ao apoio às atividades das unidades de conservação estaduais. Os equipamentos serão utilizados principalmente em ações de fiscalização, monitoramento ambiental e nas rotinas operacionais dessas áreas protegidas.

O drone e os veículos modelo Hilux 4x4 zero quilômetro, foram adquiridos por meio de medidas compensatórias ambientais. Três caminhonetes foram repassadas à Sema por uma empresa do ramo de infraestrutura de transportes instalada na região de Santa Cruz do Sul, e um veículo e o drone foram destinados por uma empresa do setor de atividades florestais sediada em Montenegro.

As unidades de conservação contempladas com os novos veículos são o Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Maçarico, em Rio Grande; a Reserva Biológica da Serra Geral, em Maquiné; o Parque Estadual do Ibitiriá, em Vacaria; e o Parque Estadual do Podocarpus, em Encruzilhada do Sul, que também receberá o drone.

Durante a entrega, a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, destacou que o objetivo é tornar as unidades de conservação mais efetivas, para que cumpram sua principal função: não apenas proteger a biodiversidade, mas também garantir que a sociedade conheça e reconheça as belezas e riquezas naturais desses territórios. “A entrega desses veículos representa um avanço concreto na proteção das unidades de conservação, pois qualifica o trabalho das equipes em campo, amplia a capacidade de fiscalização e contribui diretamente para a preservação da biodiversidade gaúcha”, afirmou.

Dennis Patrocínio, gestor do Refúgio de Vida Silvestre Banhado do Maçarico, destacou que o veículo será fundamental para a gestão da área. Com cerca de 6 mil hectares, o local é a unidade de conservação mais recente do Estado. “Esse veículo será utilizado nas ações de fiscalização e gestão. A unidade abrange aproximadamente 40 propriedades privadas em seu território, que precisam ser visitadas com frequência. Considerando as características da área, com muitas estradas de chão, é essencial contar com um veículo alto e robusto. Ele será fundamental para o funcionamento cotidiano da unidade”, explicou o gestor.

Veículos disponibilizados

Nos últimos dois anos, foram disponibilizados às unidades de conservação 13 veículos adquiridos por meio de medidas compensatórias. A iniciativa evidencia a preocupação da gestão estadual em qualificar a estrutura das unidades de conservação e fortalecer as ações de fiscalização, monitoramento e gestão ambiental. Além desses, mais 18 veículos foram renovados na frota geral da secretaria neste mesmo período. A definição das unidades contempladas seguiu critérios técnicos estabelecidos pela gestão da Sema, com priorização de localidades com maior necessidade e demanda operacional, visando ampliar a eficiência das ações desenvolvidas nas áreas protegidas.

Atualmente, o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc) é composto por 25 unidades sob administração da Sema. Essas áreas são instituídas pelo poder público por possuírem características naturais relevantes, com a finalidade de preservar a biodiversidade, garantir a proteção integral dos ecossistemas e promover o uso sustentável dos recursos naturais.

Medidas Compensatórias

As medidas compensatórias ambientais são exigências aplicadas no licenciamento ambiental a empreendimentos instalados no Rio Grande do Sul devido ao impacto ambiental causado. Elas têm como objetivo compensar esses danos por meio de ações que promovam a conservação e a recuperação ambiental em unidades de conservação. A aplicação de medidas compensatórias em unidades de conservação é indicada pela Câmara Estadual de Compensação Ambiental (Ceca), respeitando o Decreto Federal 4.340/2002.  

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Serrana 26.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page