top of page

Grupo Le Farfalle apresenta documentários sobre mulheres na música de Bento Gonçalves e região

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • há 6 horas
  • 3 min de leitura

Sessão aberta ao público será segunda-feira (23), às 20h30min, no Movie Artes Cinema, no Shopping Bento


Na próxima segunda-feira, às 20h30min, no Movie Artes Cinema, no Shopping Bento, o grupo Le Farfalle apresenta os quatro documentários sobre mulheres na música. A exibição integra o projeto Le Farfalle – Mulheres na Música, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Secretaria do Estado da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio do Edital SEDAC-RS Música.

Na sessão serão exibidos os quatro documentários, sendo que cada um tem em média 15 minutos, do projeto com entrevistas com as musicistas Juraci de Mozzi, Mara Manzoni, Inês Rizzardo e Rita Dambros Gasperin. O programa também inclui a exibição de dez videoclipes gravados pelo Le Farfalle.

Os documentários contemplam entrevistas realizadas pela Doutora em História e Produtora Cultural Cristine Tedesco, feitas com Rita Dambros Gasperin, Juraci De Mozzi Andreis, Maria Eluiza Manzoni Uliana e Ines Rizzardo, quatro mulheres cuja trajetória pessoal e profissional são atravessadas pela dedicação à música seja como instrumentistas, cantoras e formadoras de novos intérpretes musicais formando um panorama vívido da presença feminina na música local e regional.

Os curtas-metragens não são só resgate, e, sim, retratos que falam diretamente ao processo cultural e a valorização de suas biografias que contribuíram para a quebra de paradigmas.

Rita Dambros Gasperin é fundadora e solista do Grupo Ricordi desde o ano de 1980, permanecendo em suas atividades na música até o dia de hoje. Juraci Demozzi Andreis é autodidata na gaita desde os anos de 1960 e criou um coro formado por mulheres por meio do qual desenvolve apresentações em diversos espaços culturais da região da Serra Gaúcha. Mara Eluiza Manzoni Uliana canta música de origem folclórica italiana desde a infância e participou da fundação do grupo musical Ragazzi dei Monti, que existe há mais de três décadas. Por fim, Ines Rizzardo é coralista e inegrantes de grupos de danças folclóricas italianas des de a infância e segue na ativa.

“Ainda hoje sofremos preconceitos por ser uma banda só de mulheres. Nossas personagens não comentaram sobre isso, mas nota-se que elas estavam relegadas em segundo plano. Se estou aqui hoje é porque elas existem; somos continuidade, pois vai de encontro a nossa formação. Assim, queremos formalizar e valorizar a nossa maior riqueza: aquelas que vieram antes. Elas existem, tiveram as suas dificuldades, os seus desafios. Nosso sentimento é de gratidão e os documentários expressam um profundo compromisso ético e sentimental”, destaca Luciane Beatriz Staub, mais conhecida como Miqüí.

É num tributo a essas figuras femininas de destaque que o Le Farfalle – formado por Luciane Beatriz Staub -Miqüí, produtora executiva e baterista, Paloma Trevisan (gaita), Marines Mussoi- Mari (contrabaixo) e Bibiana Petek (guitarra) – busca reverenciar histórias de uma cena artística musical da Serra Gaúcha, também se integrando a ela.

Além das exibições dos quatro documentários, o público também poderá assistir videoclipes com gravações de oito canções folclóricas antigas e duas canções inéditas com o grupo Le Farfalle. No dia 08 de março de 2026, os quatro curtas-metragens vão estar disponíveis nas redes sociais como YouTube e divulgação no Instagram.


Os ingressos gratuitos podem ser retirados no Movie Arte Cinema. A orientação é chegar um pouco antes para retirar o ingresso.


Com realização do Le Farfalle e Ártemis – História, Arte e Cultura, o projeto é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Secretaria do Estado da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio do Edital nº32/2024 – SEDAC-RS Música.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Serrana 26.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page