top of page

Homem de 31 anos cai de cachoeira de oito metros e é resgatado em operação complexa em Pinto Bandeira

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 2 de jan.
  • 2 min de leitura

Um homem de 31 anos ficou gravemente ferido no fim da tarde de quinta-feira, após cair de uma cachoeira com cerca de oito metros de altura no interior de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. O acidente ocorreu por volta das 17h30 e mobilizou uma complexa operação de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar e do SAMU em uma área de difícil acesso.

A vítima integrava um grupo de cinco pessoas que iniciou a descida da cachoeira após o meio-dia. Durante o retorno, já no final da tarde, o homem escorregou e caiu. Sem sinal de telefonia no local, os amigos precisaram se deslocar até encontrar um motociclista, que conseguiu acionar o socorro ao alcançar uma área com cobertura de rede.

As equipes de resgate foram acionadas pelo telefone de emergência 193 e se deslocaram até um ponto de encontro nas proximidades da igreja de Pinto Bandeira. A partir dali, seguiram até o local mais próximo possível com a viatura e prosseguiram a pé, transportando equipamentos, até o topo da cachoeira.

No local, a vítima já havia sido avaliada por uma técnica de enfermagem da ambulância da Prefeitura, que realizou a imobilização do braço e da perna esquerdos, ambos com sinais de deformidade, além de identificar escoriações na região do tórax. Com apoio de amigos, o homem foi colocado em prancha rígida.

Para garantir a retirada segura, foi montado um sistema de ancoragem com cordas, permitindo o acesso da equipe até a vítima e sua posterior remoção em maca tipo envelope. Após ser içado até o topo da cachoeira, o homem recebeu atendimento do SAMU, foi medicado no local e conduzido por uma trilha em meio à mata, por cerca de 70 a 100 metros, até a viatura.

Na sequência, a vítima foi transferida para a unidade avançada do SAMU e encaminhada ao Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, onde permaneceu sob cuidados médicos.

Uma amiga que estava no local foi retirada por segurança, avaliada pela equipe de saúde e liberada sem ferimentos. A namorada da vítima, de 18 anos, confirmou a dinâmica do acidente e relatou as dificuldades enfrentadas pelo grupo para acionar o resgate devido à falta de sinal de telefonia.





Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page