top of page

Lei que institui o Dia Estadual do Sommelier é sancionada no Rio Grande do Sul

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura

Proposta de autoria do deputado estadual Guilherme Pasin reconhece a importância dos profissionais que contribuem para o fortalecimento da cultura do vinho, do enoturismo e da cadeia vitivinícola gaúcha.



Foi sancionada pelo governo do Rio Grande do Sul a Lei nº 16.524, que institui o Dia Estadual do Sommelier no calendário oficial de eventos e datas comemorativas. A data será celebrada anualmente em 3 de junho.

A legislação tem origem no Projeto de Lei nº 80/2024, de autoria do deputado estadual Guilherme Pasin (PP), e representa mais um reconhecimento à importância dos profissionais que atuam na valorização do vinho, da gastronomia e do turismo ligado ao setor vitivinícola.

Para Pasin, a criação da data reforça o papel estratégico desempenhado pelos sommeliers na promoção da cultura do vinho e na qualificação da experiência enoturística, atividade que vem ganhando cada vez mais relevância para a economia gaúcha.

“Os sommeliers são profissionais que ajudam a conectar o consumidor à história, à cultura e à qualidade dos produtos elaborados em nosso Estado. Reconhecer oficialmente essa profissão é também valorizar toda a cadeia vitivinícola, um dos grandes patrimônios econômicos e culturais do Rio Grande do Sul”, destacou o Pasin.

Para a presidente da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul (ABS-RS), Caroline Dani, a sanção da lei é um marco para a profissão no Estado. "Ter essa lei sancionada é mais um reconhecimento do papel do sommelier. Nós ficamos muito felizes com a proposta feita pelo deputado e entendemos o quanto isso representa, efetivamente, para o reconhecimento da profissão", afirma.

Representante das pautas ligadas ao vinho e ao enoturismo na Assembleia Legislativa, Pasin também é autor da lei que reconheceu o vinho e o espumante como símbolos oficiais do Rio Grande do Sul; da implementação da primeira estação móvel de envasamento e rotulagem de vinhos do Estado; da criação do Dia Estadual do Suco de Uva, a ser celebrado anualmente no primeiro domingo de março; e proponente e presidente da Frente Parlamentar do Enoturismo.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Siga aqui

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram

Equipe

Pauta sem fundo.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page