Livro em celebração aos 150 anos da imigração italiana no RS será lançado nesta quinta-feira
- temporacomunicacao
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Idealizada pelo deputado estadual Guilherme Pasin, a obra reúne 23 artigos assinados por personalidades da comunidade ítalo-brasileira, incluindo o embaixador Alessandro Cortese

Idealizada pelo deputado estadual Guilherme Pasin com o objetivo de registrar e celebrar os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a obra “Italiano nel cuore, Gaúcho nell’anima” será lançada na próxima quinta-feira (13), às 15h30, na Feira do Livro de Porto Alegre. A publicação reúne 23 artigos assinados por personalidades da comunidade ítalo-brasileira, incluindo o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese.
Além de Pasin, também integram o livro o cartunista e jornalista Carlos Henrique Iotti, o jornalista Daniel Scola, o empresário Erasmo Carlos Battistella, presidente da Câmara de Comércio Italiana do RS, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, e o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, que escreveu o prefácio.
“O Rio Grande do Sul pujante que conhecemos hoje deve muito a essa brava gente, que deixou a Itália no final do século XIX em busca de um lugar em que fosse possível plantar, trabalhar e viver em paz. Iludidos por falsas promessas, os italianos chegaram aqui e encontraram matas fechadas e todo tipo de adversidades. Souberam resistir e venceram as dificuldades com base em valores como solidariedade, trabalho honesto, fé e convivência em comunidade. Esse livro é uma homenagem a essas pessoas”, explica Pasin.
Fruto da colaboração entre diversas instituições, entidades culturais e autores convidados, a obra se propôs a construir um mosaico de memórias, sentimentos e pontos de vista sobre o legado da imigração italiana para o Rio Grande do Sul. Cada participante teve liberdade para abordar o tema sob diferentes perspectivas – regionais, históricas, afetivas ou econômicas.
Após o lançamento, haverá a divulgação para os interessados em adquirir o livro baixarem gratuitamente ou entrar na lista de espera para recebê-lo em formato físico.













Comentários