Museu do Imigrante: exposição “Páginas Habitadas”, de Juliana Desconsi, entra em cartaz a partir de 04 de fevereiro
- temporacomunicacao
- há 3 horas
- 2 min de leitura

Com curadoria de Gelson Soares, obras trazem o conceito de livro do artista
Em novembro de 2025, o cenário artístico e cultural de Bento Gonçalves e região presenciou o surgimento de um novo nome das Artes Visuais revelando uma criação sensível, poética e polissêmica. Juliana Desconsi estreou oficialmente em novembro de 2025, mas de muito tempo vem burilando suas criações, sua expressão, sua assinatura e entregou sua primeira mostra que se chamou “Habitar o silêncio”, donde algumas das obras já integram coleções particulares.
Agora, Juliana retorna com a sua segunda mostra inédita novamente sob o signo curatorial de Gelson Soares, no Museu do Imigrante com “Páginas habitadas”, que fica em cartaz de 04 a 26 de fevereiro de 2026. Com foco em livros de artistas, os materiais utilizados na produção objetos do cotidiano – espumas, lixas, acrílico transparente, tecidos e papel trabalhado com carvão. Costurados à mão, os volumes exploram novas disposições táteis entre esses materiais e gestos variados.
Juliana retorna à palavra habitar, sendo tradutora e observadora de seus sentidos. Casulos e caracóis surgem em alguns trabalhos, estabelecendo analogias sutis entre abrigo natural, casa e corpo. O conceito se insinua de forma a entrelaçar às experimentações materiais, sem se fixar em uma narrativa única. Cada livro funciona como campo de investigação, em que superfícies ásperas e macias, opacas e translúcidas, são combinadas para compor pequenos territórios de contato e percepção.
“A artista desloca elementos do fazer cotidiano para o território do livro-objeto, aproximando a prática artística de uma pesquisa sobre como certos materiais podem ganhar espessura, presença e sensibilidade. E organiza o conjunto de forma a enfatizar a dimensão experimental da pesquisa, convidando o público a acompanhar de perto as relações entre material, gesto e habitar”, destaca o curador da exposição.
Serviço
O que: exposição de artística “Páginas habitadas”, de Juliana Desconsi
Vernissage: 07 de fevereiro de 2026, às 18h30
Período de visitação: de 04 a 26 de fevereiro de 2026
Horário: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados, das 8h às 12h e 13h30 às 17h
Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita















Comentários