Novo aeroporto na Serra Gaúcha ganha aval para licitação, mas só deve operar em 2029
- temporacomunicacao
- 23 de set.
- 2 min de leitura

O projeto do novo aeroporto de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, voltou a avançar depois de anos de expectativa. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) autorizou a prefeitura a iniciar o processo de licitação para escolher a empresa responsável pela construção do terminal em Vila Oliva, distrito localizado a 40 quilômetros do centro da cidade.
A partir de agora, o município começa a elaborar o edital que definirá os critérios da concorrência. A previsão é de que o documento seja publicado ainda em 2025. Apesar do passo adiante, a inauguração do terminal só está prevista para abril de 2029.
Originalmente, a promessa era de que os trabalhos começassem neste ano, mas questões orçamentárias e a necessidade de ajustes técnicos junto ao governo federal acabaram adiando o cronograma. O investimento inicial está estimado em R$ 170 milhões, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e contrapartida da prefeitura.
A nova estrutura deve transformar a chegada de turistas à Serra Gaúcha. Hoje, a maioria dos visitantes desembarca em Porto Alegre e encara duas horas de estrada até Gramado e Canela. Com o aeroporto em Vila Oliva, o trajeto até esses destinos cairá para menos de uma hora.
A proposta do governo estadual prevê, inclusive, obras viárias para ligar o terminal às principais cidades turísticas da região, reduzindo gargalos no transporte terrestre.
Caxias já conta com o Aeroporto Hugo Cantergiani, mas a estrutura atual é considerada limitada diante do fluxo crescente de visitantes. O novo terminal nasce com previsão de receber 1 milhão de passageiros e movimentar 1,2 milhão de cargas logo no primeiro ano de operação.
A expectativa é que, quando finalmente sair do papel, o aeroporto mude o eixo da aviação regional e impulsione ainda mais o turismo e os negócios no coração da Serra Gaúcha.














Comentários