Oficinas práticas do Instituto Brasil Solidário chegam a Bento Gonçalves
- temporacomunicacao
- 19 de jul.
- 2 min de leitura

Nos dias 21 e 22 de julho, o município de Bento Gonçalves (RS) será palco de mais uma jornada especial de oficinas práticas promovidas pelo Instituto Brasil Solidário (IBS). A ação gratuita chega nesta edição, agora com uma proposta exclusiva para os educadores da rede pública e que integra o Plano Bienal Brasil Solidário, com uma programação intensa de formações em arte, cultura e leitura, todas realizadas no campus da UCS – Universidade de Caxias do Sul, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Seguindo o mesmo modelo já realizado na região, envolvendo participação dos alunos nas oficinas práticas, a jornada para os educadores reserva diversas formações com foco em metodologias práticas e interdisciplinares para aplicação em sala de aula, abordando áreas como artes, música, fotografia, jornal escolar, oficinas criativas e incentivo à leitura. Um dos destaques da programação será a oficina de “Criação de livro ilustrado”, ministrada pelo renomado escritor e ilustrador André Neves, referência na literatura infantojuvenil com mais de 80 obras publicadas.
O momento será voltado ao planejamento pedagógico e à troca de estratégias entre os educadores, com muto diálogo e organização de boas práticas que podem ser replicadas em toda a rede municipal. As atividades integram uma proposta continuada de formação, que já vem sendo desenvolvida no município desde 2021, envolvendo também estudantes e doações para bibliotecas escolares, que já receberam 1.400 livros do projeto para as ações de incentivo à leitura na rede municipal.
“O retorno a Bento Gonçalves com oficinas específicas para os educadores reforça nosso compromisso com o fomento pedagógico e a valorização da cultura nas escolas. É uma iniciativa que vem sendo muito bem acolhida pela rede de ensino local, que historicamente tem sido um parceiro de compromisso e excelência ao Instituto e suas propostas”, destaca Luis Salvatore, Diretor Presidente do Instituto Brasil Solidário.
As diversas ações do Plano Bienal Brasil Solidário são financiadas com recursos incentivados pela Lei Rouanet, junto a parceria de instituições e empresas privadas como Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra – Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados.
No Brasil, o projeto tem mobilizado uma programação cultural e formativa intensa nas 5 regiões do Brasil, alcançando atualmente mais de 1,7 milhões de alunos, com iniciativas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e trabalhando as competências socioemocionais com uso de jogos. Além dos patrocinadores da Aliança, o IBS mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.
Comments