top of page

"Olhos do Amanhã" beneficia 65 alunos de 6 a 7 anos de escolas ligadas ao Programa Saúde na Escola (PSE)

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura
ree

A equipe do Setor de Saúde da Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a 16ª Coordenadoria Regional de Educação finalizaram o mutirão de consultas oftalmológicas para as crianças que obtiveram resultado do teste de visão alterado, na faixa etária de 6 a 7 anos, de escolas municipais e estaduais aderidas ao Programa Saúde na Escola (PSE) que foram contempladas pelo Programa Olhos do Amanhã, por meio da Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Guilherme Pasin que disponibilizou óculos para essas crianças com o teste de visão alterado.

No total, 65 crianças vão receber as armações e as lentes de acordo com a receita médica que consultaram no Mutirão da Oftalmologia acompanhadas pela Supervisora do Programa Saúde na Escola, Kátya Vieira de Carvalho, juntamente à Érica Fiorin (Coordenadora do Programa Saúde na Escola) e Carla Carvalho Carlesso (representante do Programa Saúde na Escola da SMED).

O Mutirão de Oftalmologia representou uma ação de grande porte e só foi possível graças ao envolvimento articulado de diferentes setores do município. Toda a logística contou com o suporte do Setor de Transportes da SMED, conduzido por Silvia Bettinelli, que organizava os veículos e motoristas necessários. Já a Central de Regulação, por meio de Franciele Polachini Soccol Panizzi e Vanderléia Roncaglio, realizou os agendamentos encaminhados pelas enfermeiras das unidades de saúde dos territórios das escolas e, assim como, o apoio da Coordenação de Enfermagem, representada pela enfermeira Licinéia Domeneghini que necessitou efetuar alguns encaminhamentos, possibilitando para as coordenadoras da ação acompanhar todo o processo.

“Foi um trabalho contínuo, realizado ao longo de vários dias, que exigiu dedicação, planejamento e parceria para que tudo acontecesse da melhor maneira possível.”, comentou Kátya, Supervisora do PSE.

Na manhã do dia 13 de novembro, as Secretárias Daiane Piuco (de Saúde) e Andreza Ana Peruzzo (de Educação) acompanharam a ação junto com dois alunos, Augusto e Ana Beatriz, da EMEF Maria Borges Frota na consulta com o oftalmologista Dr. Sérgio Paulo Ramos Gracia, desde a busca no educandário com motorista até o resultado do diagnóstico.

Augusto fez o teste de visão na escola, por meio de óticas parceiras, onde foi detectada a alteração e, após a consulta oftalmológica, a alteração foi confirmada. Ele, também, vinha sinalizando constantemente possuir dor de cabeça, precisando sair da sala para amenizar, afetando a leitura, a escrita e a aprendizagem. Na consulta, o médico atestou miopia severa e o uso dos óculos, que para Augusto a ideia de utilizá-los foi recebida com gosto, vai auxiliar na continuidade de seus estudos.

Já, Ana Beatriz possui alteração, como apresentado no teste de visão realizado na escola, porém até determinado grau não é indicado o uso de óculos, apenas acompanhar uma vez ao ano com o oftalmologista da preferência da família. Cabe salientar que Bento Gonçalves possui um consultório oftalmológico todo equipado, podendo o munícipe usufruir da consulta oftalmológica (se necessária), iniciando o fluxo pelo atendimento médico da unidade de saúde do seu território.

“O exame realizado nas escolas é eficiente, pois consegue medir o grau de dificuldade. Na minha estatística superficial, 70% das crianças que atendi necessitam o uso de óculos. Praticamente, todo o processo de ensino é visual. Além de melhorar o aprendizado, vai elevar a autoestima, melhora a sociabilização, consegue se relacionar com os outros. Cumprimento a iniciativa da Prefeitura de realizar essa ação. É muito proveitoso”, mencionou o oftalmologista Dr. Sérgio.

O mutirão partiu com o auxílio da Emenda Parlamentar que o Deputado Guilherme Pasin conseguiu para o município por meio do Programa Olhos do Amanhã que contempla as crianças em idade de 5 a 7 anos, ou seja, no início do processo de alfabetização, vindo ao encontro do Programa Saúde na Escola (PSE) que iniciou suas ações em março do corrente ano.

O PSE também abarcou outras avaliações clínicas como: medição de peso, altura, triagem auditiva, a novidade foi a inserção dos testes de visão nas Escolas Municipais Infantis aplicadas pelas técnicas de enfermagem que desempenham a sua função nas referidas escolas, pois nas Escolas Fundamentais (municipais e estaduais) aderidas ao PSE, os testes são realizados pela Ótica Plena e pela Vizia Óptica, designadas pelo Rotary Club Bento Gonçalves, grande parceiro no auxílio do fornecimento de óculos para crianças que se encontram em vulnerabilidade social, atendendo 28 escolas, sendo 17 municipais e 11 estaduais.

“A inciativa intersetorial e colaborativa tem como missão o desenvolvimento integral e promover os autocuidados junto à rede pública de ensino e as famílias dos alunos”, destaca Sra. Andreza, Secretária Municipal de Educação.

“A parceria entre os programas desenvolve mecanismos que asseguram a eficácia e resolução dos problemas das suspeitas e dos problemas de visão detectados. Assim, podemos dar continuidade com segurança para auxiliar no desempenho escolar”, enfatiza Daiane, Secretária Municipal de Saúde.

Os próximos passos do Mutirão da Oftalmologia é encaminhar ao Estado os resultados, as receitas e os dados das crianças, para que sejam efetuadas as compras dos óculos.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page