top of page

Programa de Aquisição de Alimentos inicia as atividades em Bento

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 4 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Nesta quarta-feira (03), ocorreu no Auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura a reunião sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com os produtores das agroindústrias familiares. A iniciativa prevê a compra e distribuição de alimentos nutritivos e básicos para pessoas em situação de insegurança alimentar e para entidades socioassistenciais do município. Bento Gonçalves receberá recurso de R$ 325 mil para a compra direta, sem licitação, ou seja, o agricultor receberá diretamente do Governo.

A participação no PAA é para produtores rurais que possuem o Cadastro de Agricultura Familiar (CAF) ativo ou DAP válida (em fase de transição no Brasil) e capacidade de emitir nota. Após assinar o Termo de Compromisso, as Secretarias de Esportes e Desenvolvimento Social e de Agricultura elaboram o plano da execução, atendendo às demandas das entidades, à oferta local, a variedade dos alimentos e à sazonalidade das colheitas.

As entidades beneficiadas são o Abrigo Municipal, os SCFVs, a Ação Social São Roque, Associação Integrada para o Desenvolvimento do Down, AAPECAN, APAE, ADEF, ADVGB, Abraçaí, Lar do Ancião e o CAPS.

“Para nós no interior e especialmente nós mulheres, foi um avanço. Como moramos longe, podemos contribuir para ajudar o próximo, além incentivar a nós continuar na nossa lida. A equipe da Prefeitura sempre nos orientando de forma exemplar”, destaca Neusa Maria Frare Rossi, do empreendimento Nossos Produtos Caseiros, de Tuiuty.

Ivani Marcolin Sonaglio tem uma empresa de geleias em Tuiuty, e vai integrar o PPA pela primeira vez. “Para nós, é uma garantia de fazermos uma quantidade a mais. As entidades beneficiadas gostam muito das geleias e vamos integrar essa rede de solidariedade de forma responsável”, destaca.

Para o Secretário da SEDES, Eduardo Virissimo, a ação social visa mitigar os impactos da fome na parcela da população em vulnerabilidade. “É um compromisso ético que atende às necessidades básicas, especialmente de crianças e adolescentes, combatendo a insegurança alimentar e garantindo o acesso à nutrição saudável. Isso faz parte de nossa meta como agentes públicos e também alinhados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de erradicar a fome”, enfatiza.

O engajamento entre as Secretarias promove, ainda, um crescimento para as agroindústrias, ampliando as suas áreas de atuação. “Além de fortalecer a economia local, nossos produtores aumentam a sua renda e produção. Vamos acompanhar cada etapa para o abastecimento e comercialização”, destaca o secretário da Agricultura, Luis Carlos de Mari.

Os interessados devem entrar em contato com através do e-mail susane.dietrich@bentogoncalves.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3055-7359 para receber orientações sobre a documentação necessária e os próximos passos.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page