Programação Artística do 9º Rodeio Crioulo Estadual e do 1º Rodeio Nacional valoriza as linguagens tradicionalistas
- temporacomunicacao
- há 1 dia
- 2 min de leitura

De 19 a 22 de fevereiro, Bento Gonçalves vai vivenciar o 9º Rodeio Crioulo Estadual e do 1º Rodeio Nacional de Bento Gonçalves. O evento histórico coloca o município na agenda tradicionalista do Rio Grande do Sul que vai distribuir mais de R$ 100 mil em premiações reunindo mais de 700 competidores de diversos estados do país nas provas campeiras. Os portões da ABCTG abrem no dia 18 de fevereiro, para o início dos acampamentos.
Já na programação artística, área de extrema relevância para a preservação, vivência e transmissão de saberes e fazeres da representatividade da linguagem tradicionalista, as inscrições seguem até o dia 10 de fevereiro.
Estão confirmados mais de 25 grupos de danças, sendo a maioria de CTGs e grupos da 11ª RT e da 24ª (Vale do Taquari) e 25ª RT (Caxias do Sul), com a presença de cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis, Nova Prata, Nova Bassano, São Jorge, Guaporé, entre outros, fortalecendo os vínculos intermunicipais, projetando as expressões vivas da história.
Na modalidade individual como declamação, intérprete solista vocal e chula, está com aproximadamente 100 inscritos. Os critérios de avaliação vão seguir o Regulamento Artístico a nível Estadual e também Regional, assim como, a Coletânea de Legislação do MTG.
“Vemos ter um festival digno da cultura tradicionalista, onde muitos talentos vão mostrar a exuberância da dança, das poesias, das linguagens artísticas que valorizam a história do Rio Grande do Sul em sua essência mais pura”, destaca a Segunda Vice-Presidente da ABCTG e vice-coordenadora da 11ª RT, a prenda Zelide de Vargas Pellegrini.
As atrações musicais são marcadas no calendário para os dias 20 e 21 de fevereiro. Na sexta-feira, (20), a animação fica por conta de Rick Gaiteiro e Grupo Saudade Serrana, através do projeto cultural contemplado pela Lei Paulo Gustavo em edital disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura.
No sábado, dia 21 de fevereiro, um dos grandes destaques da programação cultural é o Projeto Taureando, de Bagé, que vem se consolidando no cenário da música tradicionalista desde o início de suas atividades, em 2024. O grupo traz influências de nomes consagrados como Ênio Medeiros, Crioulo dos Pampas, Nelson Cardoso, Gaúcho da Fronteira, Adair de Freitas, Paulo Garcia, Cesar Oliveira e Rogério Mello, Porca Véia e Gildo de Freitas, entre outros.
Após o espetáculo do Projeto Taureando, haverá baile com Chama Nativa, às 00h30, que destaca-se pela valorização da música tradicionalista gaúcha, promovendo, por meio de suas apresentações, a preservação e a difusão das raízes culturais do Rio Grande do Sul. As atrações musicais são gratuitas para o público.
















Comentários