Rajadas de vento alcançam até 93 km/h no RS após passagem de ciclone extratropical
- temporacomunicacao
- 20 de ago.
- 1 min de leitura

O Rio Grande do Sul enfrentou uma madrugada agitada nesta quarta-feira (20) com a passagem de um ciclone extratropical que trouxe rajadas de vento de até 93 km/h. O Morro das Antenas, em Teutônia, registrou o pico máximo, enquanto o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, registrou ventos de 81 km/h.
Na Capital, os primeiros efeitos da instabilidade começaram no fim da terça-feira. No clube Jangadeiros, na Zona Sul, duas rajadas fortes foram registradas: 78 km/h por volta das 23h15, e 80 km/h entre 2h20 e 2h30 da manhã. A Defesa Civil de Porto Alegre relatou cinco destelhamentos em bairros como Serraria, Belém Novo, Camaquã e Partenon, além de quedas de árvores que bloquearam trechos da cidade, liberados posteriormente pela EPTC.
Em várias cidades da Serra e Vale do Paranhana, como Taquara, Igrejinha, Três Coroas e Rolante, o vento causando danos como destelhamentos de residências e queda de árvores – felizmente, sem registro de feridos.
A previsão é de que as rajadas retornem ainda nesta quarta, especialmente do quadrante oeste, com velocidades entre 50 km/h e 80 km/h. Nas áreas de relevo mais elevado ou nas margens do Guaíba, os ventos podem superar essas médias.














Comentários