Sala de Proficiência é condecorada na Mostra Técnico-Científica 2025 do IFRS
- temporacomunicacao
- 20 de out.
- 2 min de leitura

De 16 a 18 de outubro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves promoveu a Mostra Técnico-Científica 2025, proporcionando espaços de visibilidade e de intercâmbio de trabalhos e pesquisas na iniciação científica para estudantes de nível fundamental, médio, de graduação e pós-graduação.
A mostra contou com 73 trabalhos na modalidade estande e 164 com apresentações em sessões orais. Destes, 39 trabalhos de extensão, 107 de pesquisa, 86 de ensino e 5 indissociáveis. Com a participação de 408 pessoas entre autores, coautores e orientadores e a participação de 20 instituições de ensino, públicas e privadas, de Bento Gonçalves e da região.
A Sala de Proficiência da Secretaria de Educação recebeu condecoração com o trabalho de pesquisa coordenado pelas professoras Elisa Ariotti e Rosane Ferronato com os alunos das EMEFs Santa Helena, Ernesto Dorneles e Agostino Brun e EMEM Alfredo Aveline, tendo sido premiado com o Troféu Destaque, dentro da Modalidade Estande/Extensão – Ensino Fundamental, no campo da Linguística, Letras e Artes.
O projeto “Jornal, Memória e Pertencimento: A Imigração Italiana sob o olhar dos estudantes” traçou uma linha de pesquisa baseada nas raízes históricas, da memória e cultura para a produção de matérias e notícias para o jornal referente aos 150 Anos da diáspora ítala além do Atlântico. Nessa empreitada, os estudantes contaram com a consultoria de jornalistas do Jornal Semanário, além de conhecer sobre os gêneros textuais, a estrutura da redação, coleta e análise de dados, pesquisas de campo, atividades de raciocínio lógico, entre outros, que enriqueceram o objetivo do trabalho.
“Junto com a professora Rosane, de Língua Portuguesa, desenvolvemos na oficina de Escrita Criativa a confecção do jornal. Os alunos eram divididos em grupos de acordo com o tema de interesse (esporte, culinária, história, escrita de notícia, charge, etc). Foi escolhido em conjunto o nome do jornal, ‘NEP: Notícia, Escrita e Proficiência’, e, após finalizado, lido todo, a fim de verificar erros de ortografia e concordância”, comenta sobre o processo, a professora Elisa.
O coordenador da Sala de Proficiência, o professor de Matemática, Rafael Zanovelo Perin, percebeu potencial na tarefa coletiva, além de estreitar os laços com a vivência acadêmica. “Foi um desafio para que eles pudessem apresentar o bom trabalho desenvolvido. Os estudantes descreveram o resumo, o pôster científico e apresentaram. Tudo isso evidencia o bom desempenho dos estudantes e das atividades de produção de conhecimento técnico”, ressalta Rafael.
As metodologias e atividades aplicadas na Sala visa ampliar e potencializar a protagonismo estudantil e colaborativo na construção do conhecimento. O reconhecimento na Mostra valoriza esse processo de aprendizagem além dos muros da escola.
“A premiação dos alunos da Sala de Proficiência, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, é o resultado de um trabalho comprometido em oferecer oportunidades de desenvolvimento contínuo, valorizando e aperfeiçoando as habilidades daqueles que já se destacam, para que possam alcançar voos ainda mais altos. Parabéns alunos e professores!”, comemora a Secretária de Educação Andreza Peruzzo.














Comentários