top of page

Secretaria da Saúde alerta sobre aumento de casos de dengue em Garibaldi

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 22 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria da Saúde, alerta a população para a necessidade de intensificar os cuidados de prevenção à dengue. Com a elevação das temperaturas, aumenta também a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, o que reforça a importância de evitar qualquer tipo de acúmulo de água parada.

Até o início do mês de dezembro, o município contabilizou cinco focos do mosquito, identificados nos bairros São José, Centro e São Francisco. Ao longo do ano, foram registrados 55 casos suspeitos de dengue notificados, dos quais 35 foram descartados, 13 confirmados e sete ainda seguem em análise.

Medidas PreventivasEntre as principais medidas preventivas estão a eliminação de recipientes que possam acumular água, como pneus, latas, garrafas e baldes, a manutenção de caixas d’água (devem ser sempre fechadas com tela), cisternas e reservatórios sempre bem fechados, a colocação de areia até a borda dos pratos de vasos de plantas, além da limpeza frequente de calhas, ralos e lajes.

Também deve-se manter pátios e terrenos limpos, evitando o acúmulo de lixo e entulhos, bem como permitir o acesso dos agentes de endemias às residências para vistorias e orientações.

SintomasEm caso de febre (aferida ou relatada) acompanhada de dois ou mais sintomas como dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele ou mal-estar, a orientação é procurar imediatamente o Pronto Atendimento Médico (PAM) e evitar a automedicação.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page