top of page

Secretaria de Educação divulga balanço das ações de 2025 em Bento

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 22 de dez. de 2025
  • 6 min de leitura

A Secretaria de Educação vem divulgar o balanço das ações e atividades promovidas ao longo de 2025. A atuação multifacetada da pasta pública expressa o compromisso de acompanhar as mudanças e necessidades das equipes diretivas, classe docente e discente, assim como, qualificar os equipamentos escolares de acordo com as necessidades estruturais e de demanda. Assim sendo, o ainda vigente ano contou com investimentos robustos que refletem o pacto de gerar cidadãos éticos conectados com o futuro do município, do Brasil e do mundo e projetar um planejamento inicial para 2026.

O cenário da Educação ganhou avanços em diversos territórios da cidade, tendo aprimorado o patrimônio material, seja na efetivação das obras, assim como, no prosseguimento na parte administrativa dos processos. Atualmente a rede conta com 49 educandários, sendo 24 de Educação Infantil e 25 de Ensino Fundamental, Médio e Tempo Integral. Destes, 24 receberam melhorias em seus equipamentos atendendo reformas, ampliações, como na EMEF Anselmo Luigi Piccoli que foi entregue em julho e, desde então, vem usufruindo integralmente dos novos espaços. A EMEF São Valentim recebeu a reforma de telhado e rede elétrica que foi entregue em novembro.

Já visando a manutenção e benfeitorias de espaços nas escolas, através da parceria com o fornecimento de material e/ou mão-de-obra, os seguintes locais receberam intervenções nas edificações: EMEF Prof.ª Maria Margarida Zambon Benini, EMEF Prof. Ulysses Leonel de Gasperi, EMEF Lóris Reali Pasquali, EMI Raio de Sol, EMI Pinguinho de Gente, EMEFE Caminhos do Aprender, EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves, EMEF Liette Tesser Pozza, EMEF Prof.ª Vânia Medeiros Mincarone, EMEF Ouro Verde, EMI Educador Paulo Freire, EMI Lar dos Pequeninos, EMI Mundo Encantado e EMI Pinguinho de Gente.

Ainda, foram formalizados diversos avanços da rede as quais vão entrar em execução em 2026 como na EMI Arco-Íris da Alegria, que segue com as obras a serem entregues em breve; EMI Pinguinho de Gente terá a reforma de cobertura para cozinha e reparos em telhado sobre o depósito e sala de enfermagem; EMEF Princesa Isabel já iniciou a reforma de coberturas, forros e rede elétrica; o bairro Fenavinho vai ganhar uma nova creche passando, no próximo ano, para 49 escolas na rede; a reforma do piso do ginásio da EMEM Alfredo Aveline está em andamento, além da implantação da área verde da EMEF Vânia Medeiros Mincarone para início do Projeto Reserva Ecológica.

Alimentação de qualidade

O Setor de Nutrição é essencial na oferta de um cardápio balanceado para o bom acompanhamento do crescimento físico e mental dos alunos, principalmente auxiliando no desempenho na aprendizagem de forma integral e garantindo a segurança alimentar. A equipe segue as normas e diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assim como no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras de até 2 anos e Guia Alimentar para a População Brasileira. Foram elaborados 32 cardápios mensais, sendo servidas 17 mil refeições diariamente, que atendeu mais de 13 mil alunos com diferentes restrições alimentares.

Em 2025, foi estabelecida uma nova normativa de redução de percentual máximo de aquisição de alimentos processados e ultraprocessados: atualmente, é de 20%, e vai passar para 15%. Além disso, 80% dos recursos destinados à alimentação escolar deverão ser usados na compra de alimentos in natura e minimamente processados.

A equipe das merendeiras tiveram Cursos de Capacitação de Boas Práticas atendendo a exigência da Portaria Estadual 799/2023 e a realização de Curso de Gestão Cozinha/Alimentação Escolar para todos os Gestores da Rede Municipal de Ensino e Aplicação da lista de verificação em Boas Práticas para Unidades de Alimentação e Nutrição Escolares. Também o Setor realizou visitas de fiscalização e assessoramento às escolas municipais e particulares conveniadas, aplicação do Teste de Aceitabilidade da Alimentação Escolar e a apresentação das atribuições do setor para as acadêmicas do curso de nutrição das Faculdades Cenecista e UCS.

Bento Gonçalves: saberes e sabores da aprendizagem

O Setor Pedagógico da SMED é de fundamental importância para o fortalecimento do acolhimento e qualificação das equipes diretivas, supervisoras, funcionários e alunos. Nesse sentido, a rede recebeu a implementação da Escola de Pais, ciclo de palestras para aproximar famílias e escolas. A iniciativa orientou sobre desenvolvimento infantil, temas contemporâneos e rotina de estudos, fortalecendo vínculos e corresponsabilidade na educação.

A Mostra Científica e Cultural de Bento Gonçalves reuniu estudantes para apresentar pesquisas e expressões artísticas em um evento interativo e colaborativo, estimulando protagonismo, criatividade, pensamento crítico e integração entre escolas, comunidade e cultura local.

O lançamento do livro “Bento Gonçalves – A cidade da gente”, projeto nacional da Editora Olhares, articulou mais de 300 alunos na pesquisa e produção textual sobre a história da Capital do Vinho. O empreendimento celebrou a coautoria de estudantes celebrando a história, pertencimento e a identidade das escolas municipais cuja obra reflete olhares de descobertas para as novas gerações.

O Setor Pedagógico acompanhou todo cenário das 48 escolas, sempre com assessoramento e contribuindo significativamente nas estratégias, ajustes em sala de aula, ferramentas de transformação para a geração de impactos positivos e inovadores. Assim, foram realizadas diversas formações continuadas para profissionais desde o Berçário I do 9º Ano, com foco na saúde emocional, na inclusão, na educação antirracista, tecnologias como Inteligência Artificial, acolhimento, dialogando com as demandas contemporâneas e necessárias para uma sociedade mais justa, equânime e respeito às diferenças.

As bibliotecas escolares contaram com a assessoria da bibliotecária e produtora cultural Eunice Pigozzo que fez visitas técnicas, orientações e debateu o papel das mesmas na atualidade. A ação busca valorizar o espaço da biblioteca como ambiente de cultura, acesso ao conhecimento e estímulo à leitura.

Em julho, os professores tiveram uma imersão formativa em parceria com o Instituto Brasil Solidário participando de jornada com foco em metodologias práticas e interdisciplinares para aplicação em sala de aula, abordando áreas como artes, música, fotografia, jornal escolar, oficinas criativas e incentivo à leitura.

O município de Bento Gonçalves foi honrado com o prestigiado Prêmio MPRS 2025 na categoria “Município”. O reconhecimento se deve ao projeto “Busca Ativa Dialógica como Enfrentamento à Evasão Escolar”, que se destacou na temática “Projetos ou programas de apoio à permanência ou retorno dos alunos às escolas após a enchente”. Desenvolvido em 2024 e com continuidade em 2025 pelas instrutoras e facilitadoras dos Círculos de Construção de Paz e coordenadoras do Central de Orientação Restaurativa Escolar (CORES), Marlisete Alessi e Vanise Marconi, visando a reintegração dos estudantes ao ambiente escolar, fortalecendo as conexões emocionais entre os estudantes, suas famílias e a comunidade educativa.

O projeto “Bento Gonçalves: Saberes e Sabores da Aprendizagem”, em parceria com a Editora Moderna, deu início às atividades da ação “Escritor na Escola”, com o objetivo de estimular o hábito da leitura e da escrita em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal. Com a participação do escritor César Obeid e do grupo Vivandeiros da Alegria, as ações envolvem contação de histórias, brincadeiras, músicas e jogos educativos, aproximando os estudantes das obras literárias entregues no início do ano, cuidadosamente selecionadas para cada faixa etária e alinhadas aos objetivos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A colheita das medalhas também rendeu muito em 2025. As escolas e estudantes destacaram-se em competições regionais e nacionais como na Olimpíada Regional de Matemática (ORM), Olimpíada do Tesouro Direto e Educação Financeira (OLITEF), Olimpíada de Português, Medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática, Destaques na Mostra Técnico-Científica do IFRS, Professor premiado no 6º Seminário de Boas Práticas Pedagógicas e Medalha de Ouro na Maratona Tech.

Logísticas e cenários administrativos

O Setor de Transportes, da mesma forma, é significativo para a vida dos alunos. Em 2025, cerca de 2.300 estudantes utilizaram o serviço, atendendo 73 rotas. Em 2026, vai ser implementada a criação da carteira com leitura por meio de QR Code.

A Autonomia Financeira teve repasse de valores na ordem de R$ 2.253.354,00, um importante instrumento que auxilia na operacionalização dos investimentos diretos nas escolas conforme a realidade de cada uma, incentivando a autogestão e incrementando o desenvolvimento de ferramentas e habilidades para a comunidade de cada território. Outro dado preponderantemente estratégico para o bom funcionamento é a aquisição de materiais, móveis e equipamentos para as escolas que, em 2025, foram direcionados R$ 847.124,82.

A Secretária de Educação, Andreza Ana Peruzzo, comenta que “nossos suportes educacionais como CMAEE e a Sala de Proficiência desempenharam suas funções fortalecendo o acesso à aprendizagem de forma aprofundada e com a apoio técnico e multidisciplinar, respeitando as singularidades de forma humanizada, seja com lacunas ou de alto rendimento”.

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page