Secretaria de Saúde proporciona acolhimento psicológico nas UBS de Bento
- temporacomunicacao
- há 5 dias
- 2 min de leitura

Integrando a programação do Janeiro Branco, a Secretaria de Saúde (SMS) proporciona à comunidade o acolhimento psicológico, nas segundas-feiras, Unidades Básicas de Saúde do Municipal, Conceição, Santa Helena, Vila Nova, Zatt e UBS São Roque. O atendimento será realizado das 17h30 às 21h, por livre demanda, sem necessidade de agendamento, nos dias 12, 19 e 26 do corrente mês.
A medida vem de encontro à desmitificação sobre a saúde mental, além de proporcionar à população horário estendido, proporcionando um espaço seguro e de escuta qualificada, com orientação e acolhimento emocional, facilitando o acesso à rede. Os atendimentos não configuram sessão de terapia, e sim, o primeiro contato para reduzir o sofrimento imediato e encaminhar, de acordo com o quadro, para o tratamento.
A saúde mental precisa ser cuidada, e os sinais de quando não vai bem podem ser irritabilidade, mau humor, abatimento, não ter mais vontade de fazer os hábitos da rotina, não dormir direito, ter crises de ansiedade, circunstâncias adversas (como violência, desigualdades sociais), entre outros.
“Todos carregamos sofrimentos. A ampliação dos horários é para atender a faixa da população que trabalha durante o dia, levando a mensagem de que as pessoas não estão sozinhas e têm o nosso suporte, o nosso apoio. Cuidar da saúde mental é um compromisso contínuo e um ato de responsabilidade consigo e com outros”, destaca a coordenadora da Saúde Mental, a psicóloga Giovana Brugnera.
Assim, a saúde mental faz parte da integralidade do bem-estar do ser humano, da autoestima, estar de bem consigo e com os outros, com o ambiente ao teu redor, com as expectativas, saber lidar com os problemas, com as adversidades da vida, tendo a capacidade de ser resiliente.
A psicóloga explica o por que o mês de janeiro é associado à cor branca. “O ano começa e, simbolicamente, temos uma página em branco que precisa ser preenchida com as nossas resoluções, renovações, planejamentos. Gera um pouco de expectativa e frustrações, mas é importante saber lidar com isso, respeitando a realidade e as limitações de cada um, pois não existem padrões específicos a serem seguidos”, enfatiza.
As unidades que terão acolhimento psicológico nas segundas-feiras do mês de janeiro: Municipal, Conceição, Santa Helena, Vila Nova, Zatt e UBS São Roque.“É muito importante estarmos alertas aos sinais que afetam a nossa saúde mental. Por isso, queremos sensibilizar as pessoas a procurar o acolhimento psicológico para auxiliar nos momentos de crise, de sofrimento. Com certeza, as pessoas terão profissionais sensíveis para escutar, para amparar e refletir na busca de soluções”, destaca a secretária-adjunta, Débora Bettú Grigolo.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura















Comentários