Sábado é o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti
- temporacomunicacao
- 6 de nov.
- 2 min de leitura

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são diárias e feitas de forma intensa pela Secretaria da Saúde (SMS), através do trabalho dos agentes de endemias do município. Neste sábado (08), o Ministério da Saúde realiza o Dia D de combate ao mosquito. Em Bento, a equipe estará passando nas unidades de saúde informando a população sobre as formas de prevenção.
Neste ano, até o momento, o município tem notificado 206 casos suspeitos. Desses, são descartados 134, 55 confirmados, 13 seguem em investigação e 4 inconclusivos. Dos casos, 49 são autóctones, e 6 importados. Além de 2 de Chikungunya importado, e 2 descartados.
As áreas do município com maiores casos de infestação são dos bairros Progresso, Centro, Borgo, Vila Nova, Maria Goretti, Santa Marta, Eulália e Humaitá.
A Secretária de Saúde, Daiane Piuco, destaca que “sábado estaremos nas unidades de saúde informando a população e mostrando que bastam poucos minutos para deixar o mosquito longe das residências. A prevenção é a melhor forma de combater as doenças”, disse.
Sobre o mosquitoO Aedes aegypti tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados. Lembrando que, os ovos podem ficar mais de 1 ano no meio ambiente. Por esta questão, os cuidados necessários em não deixar água parada. Principais depósitos são lixo, pratos de plantas, caixas d’água para coleta da chuva, ralos, entre outros.
Os principais sintomas da dengue são:Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 diasDores musculares intensasDor ao movimentar os olhosMal-estar Falta de apetiteDor de cabeçaManchas vermelhas no corpo
Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura














Comentários