UBS Central realiza atendimento de pacientes ostomizados em Bento
- temporacomunicacao
- 20 de out.
- 1 min de leitura

A Unidade Básica de Saúde Central realiza um trabalho diferenciado para pacientes ostomizados. A ação é executada em parceria com o Centro Universitário UNIFTEC BG – Curso de Enfermagem. O objetivo é garantir a qualidade de vida, apoio e orientação a esses pacientes, fortalecendo o cuidado humanizado e integral na Atenção Primária em Saúde.
Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.
A iniciativa integra a intervenção do acadêmico de enfermagem Douglas Betim (UNIFTEC BG), sob supervisão da professora mestre Núbia Beche Lopes. “A ação demonstra a importância da parceria entre instituições de ensino e os serviços de saúde, unindo teoria e prática em benefício da comunidade”, destaca a supervisora.
O levantamento realizado em setembro de 2025 identificou 109 pacientes ostomizados em acompanhamento ativo. Em relação ao tipo de ostomia utilizada, os dados mostram que 76 pacientes são colostomia, 14 urostomia e 19 ilestomia.
A enfermeira Teresinha Basso, responsável pelo projeto, ressalta que “cada paciente ostomizado possui uma trajetória de superação, e o acompanhamento multiprofissional é essencial para que possam retomar sua rotina com dignidade e segurança. Cada paciente deve ser avaliado de forma individualizada, uma vez que cada situação demanda um tipo específico de material, conforme suas necessidades clínicas e condições de adaptação”.
Para a secretária de Saúde Daiane Piuco o “ trabalho realizado em conjunto com a Universidade é de extrema importância e permite um cuidado diferenciado com os pacientes com acolhimento”, finaliza.














Comentários