Após registrar danos ao patrimônio público, Prefeitura de Farroupilha utiliza imagens do Cercamento Eletrônico para apurar vandalismo em placas da Barão do Rio Branco e Rua Vêneto
- temporacomunicacao
- há 4 minutos
- 2 min de leitura

Ao menos três casos de vandalismo foram registrados nesta semana em Farroupilha. Em duas situações, os alvos foram placas de sinalização de trânsito que foram entortadas causando prejuízos para todos. Também foram registrados danos em lixeiras e postes de iluminação no Parque dos Pinheiros.
Um deles ocorreu na noite de segunda para terça-feira, na Rua Vêneto, no bairro Nova Vicenza, com cerca de cinco estruturas danificadas. Já o mais recente foi percebido na manhã desta quarta-feira, 04 de janeiro, na Rua Barão do Rio Branco, nas proximidades do cruzamento da via com a Rua 13 de Maio, com mais uma placa danificada.
Conforme o Secretário de Obras e Trânsito Matheus Paim, os casos foram flagrados pelo sistema de Cercamento Eletrônico e foram registrados Boletins de Ocorrência junto a Delegacia da Polícia Civil. Também há imagens que foram cedidas voluntariamente por um empresário que possuí o seu negócio na via.
“Estamos analisando as imagens do nosso sistema de cercamento eletrônico e entregando todo este material para as autoridades policiais. Quero reforçar aqui o compromisso do Governo Municipal com a tolerância zero para o vandalismo contra o patrimônio público. Este tipo de ação prejudica a coletividade de Farroupilha, gera custos desnecessários, além de, no caso da Rua Barão do Rio Branco, em especial, um retrabalho, uma vez que as placas haviam sido instaladas nos últimos dias durante as obras que ocorrem na via.”, disse.
Vale destacar que o vandalismo contra o patrimônio público é crime no Brasil, tipificado no Artigo 163 do Código Penal (dano qualificado), sujeito a pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa e reparação do dano.
Denúncias podem ser feitas, de forma totalmente anônima, pelo número 190 da Brigada Miliar, ou ainda na Ouvidoria Municipal, pelo telefone (54) 98404-5537.
Outro meio disponível é o site Fala BR (https://falabr.cgu.gov.br/web/home), em que é possível aprimorar os serviços públicos por meio de reclamações, elogios ou sugestões e, inclusive, registrar denúncias.
















Comentários