top of page

Conselheira tutelar é destituída em Bento Gonçalves após histórico de sanções

  • Foto do escritor: temporacomunicacao
    temporacomunicacao
  • 28 de ago.
  • 2 min de leitura

Solange Maria Alves Pereira Balestreri já havia sido suspensa em junho; diplomação de suplentes em agosto antecipou cenário de instabilidade



ree

Bento Gonçalves viveu, nos últimos meses, uma crise no Conselho Tutelar que teve seu desfecho no dia 25 de agosto, com a destituição definitiva da conselheira Solange Maria Alves Pereira Balestreri, por prática de falta grave. A decisão foi oficializada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) por meio da Resolução nº 17/2025, publicada no Diário Oficial do Município.

A medida foi fundamentada em deliberação da Corregedoria do Conselho Tutelar, realizada em 18 de agosto, e da Assembleia Extraordinária do COMDICA, no dia 21. O documento foi assinado em 22 de agosto pela 1ª vice-presidente do colegiado, Fernanda dos Santos.


Histórico de sanções

Não foi a primeira vez que a atuação de Solange Balestreri gerou punições. Em junho deste ano, o COMDICA aplicou uma suspensão de 30 dias sem remuneração, conforme a Resolução nº 10/2025. O processo administrativo concluiu pela ocorrência de falta grave, enquadrada no artigo 34 da Lei Municipal nº 2.829/1999.

Na época, o presidente do Conselho, Nadir Zeni, destacou que todos os trâmites obedeceram ao devido processo legal.“Nosso compromisso é com a legalidade, a transparência e, acima de tudo, com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes”, afirmou.


Diplomação de suplentes

Entre os dois episódios, o Conselho viveu outro momento importante. No dia 7 de agosto, foram diplomados os novos conselheiros tutelares suplentes, eleitos em processo suplementar realizado em 3 de agosto.

O assistente social Ederson Dal Magro foi o mais votado, com 162 votos, seguido pela advogada Priscila Rodrigues de Oliveira (125 votos) e pela estudante de Serviço Social Luciana De Freitas Cadaval (41 votos).

Na cerimônia, o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, ressaltou que os suplentes terão papel decisivo na proteção infantojuvenil. O presidente do COMDICA, Nadir Zeni, acrescentou que a chegada dos novos nomes reforça a estabilidade do Conselho diante de vacâncias temporárias ou definitivas.

“Agora eles estão aptos a exercer seus cargos, pois passaram por capacitação e têm condições de atender a sociedade sempre que forem convocados”, destacou Zeni.


Linha do tempo da crise

  • 2 de junho – COMDICA suspende conselheira Solange Balestreri por 30 dias, sem remuneração.

  • 7 de agosto – Diplomação de três novos suplentes para reforçar a estrutura do Conselho Tutelar.

  • 25 de agosto – Resolução nº 17/2025 destitui definitivamente Solange Balestreri por falta grave.


Desfecho e próximos passos

Com a perda definitiva de mandato, os suplentes recém-diplomados se tornam peça-chave para a recomposição do Conselho Tutelar de Bento Gonçalves. A decisão será comunicada à Secretaria de Esportes e Assistência Social, ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e a demais órgãos competentes.

O COMDICA reforçou que atuará com firmeza sempre que houver desvios de conduta e garantiu que a prioridade é assegurar a continuidade do atendimento e a proteção integral de crianças e adolescentes no município.


Ato de destituição da conselheira Solange, publicado em 25 de agosto
Ato de destituição da conselheira Solange, publicado em 25 de agosto

Ato de Suspensão da então conselheira
Ato de Suspensão da então conselheira

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram
Pauta Branco_edited.png

Rua Cândido Costa 65, sala 406 - Palazzo del Lavoro

Bento Gonçalves/RS - Brasil

bottom of page