Educação Financeira: SMED e Cresol firmam parceria pelo segundo ano consecutivo
- temporacomunicacao
- 30 de abr.
- 2 min de leitura
Projeto Mesadinha contempla as EMEFs Tancredo de Almeida Neves e Agostino Brun
A Educação Financeira faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde 2020, podendo ser trabalhada de forma transversal, ou seja, em diálogo com diferentes componentes curriculares, não apenas com a Matemática. Com o objetivo de ampliar os conhecimentos e práticas sobre o tema, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) firmou parcerias com instituições financeiras do munícipio. Uma das iniciativas é o projeto Mesadinha, da instituição Cresol, voltado para os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental.
A formação teve início na semana passada e contou com a palestra “Quando aprender toca o coração”, ministrada pelo psicólogo Marcos Meier. Durante o desenvolvimento do projeto, serão abordados temas como trabalho em equipe, a importância de poupar e a realização de sonhos. Os conteúdos são apresentados de forma lúdica, por meio de personagens como o porquinho Mesafinha, o cachorro Nico, a vaquinha Bu e a ovelha Milk, que ajudam os alunos a refletirem sobre como as finanças estruturam a vida. Além disso, os professores recebem uma cartilha com orientações pedagógicas.
Gelci Daniele, analista de relacionamento da Cresol no Rio Grande do Sul e responsável pelos projetos sociais da instituição, destacou a importância do projeto:
“A criançada está aflorando, e podemos já plantar a sementinha de coisas importantes para o desenvolvimento, para aquilo que vão buscar na vida. O projeto contribui com o trabalho que a escola já realiza, respeitando as possibilidades de cada professor”.
Neste ano, aderiram ao projeto as EMEFs Tancredo de Almeida Neves e Agostino Brun. Após as formações, os conceitos e práticas de educação financeira serão desenvolvidos em sala de aula, culminando em uma formatura. Essa é a segunda edição do projeto Mesadinha, que, no ano passado, foi executado na EMEF Maria Borges Frota.
A secretária de Educação, Andreza Peruzzo, ressaltou a importância de se desenvolver um pensamento econômico desde a infância:
“A parceria com as instituições vem ao encontro de uma necessidade básica: a sustentabilidade financeira. Ensinar o planejamento no uso do dinheiro desde cedo evita o endividamento e favorece uma tomada de decisões mais consciente e responsável. Uma vida saudável também passa por uma vida financeira equilibrada”.
Foto: Cresol
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura















Comentários