Em coletiva de imprensa no CIOp, GM, BM e Polícia Civil apresentam os números da segurança pública de 2025
- temporacomunicacao
- 13 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

O Prefeito Adiló Didomenico e o secretário da Segurança Pública e Proteção Social, delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, conduziram, na tarde desta terça-feira (11/11), a reunião de apresentação dos números da segurança pública da cidade. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Operações (CIOp) com a presença da imprensa e de representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e da Guarda Municipal.
Nos números apresentados os crimes violentos letais intencionais (CVLIs), que incluem também feminicídios, latrocínios e mortes em confronto com a polícia, a redução é de 51%. Foram 74 no ano passado contra 35 até o início de novembro. Na comparação de mesmo período, até o fim de outubro, a queda é exatamente de 50% (34 neste ano contra 68 em 2024).
Os roubos a pedestre, veículos e estabelecimentos também seguem a tendência de queda, como havia sido apresentado no primeiro semestre deste ano. A comparação é com todo o ano passado:
A avaliação das forças de segurança é que a atuação integrada é um diferencial no combate ao crime no município. Ao mesmo tempo, são citados aparatos como o sistema de monitoramento do próprio CIOp e investimentos em recursos humanos, armas e frota. Esses últimos possíveis também por conta do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg).
"A Prefeitura contribuiu fazendo investimento em toda essa montagem, esse aparelhamento do CIOp, colocando essas ferramentas à disposição. Mas nada disso teria dado o resultado que deu, se não fosse a integração e o trabalho eficiente e profissional em conjunto de todos os órgãos de segurança. Isso tem que ser destacado e por vezes isso passa batido, porque a gente às vezes não percebe esse trabalho de inteligência que o pessoal faz aqui nos bastidores, essa integração, troca de informações e operações em conjunto. O crime sente quando existe uma organização por parte dos órgãos de segurança. Nós vemos situações pelo mundo afora que, por vezes, o crime está mais organizado que os órgãos de segurança. Ao contrário, nós estamos vendo aqui em Caxias", destacou Adiló.
Confira os números da segurança pública de Caxias do Sul até outubro de 2025.
Roubo a pedestre: 241 (29% de queda)
Roubo de veículo: 63 (43% de queda)
Roubo ao comércio: 26 (36% de queda)
Assim, em todo 2024, foram 340 roubos a pedestres, 112 roubos a veículos e 41 roubos a estabelecimentos.
Brigada Militar
Armas de fogo apreendidas: 246
Prisões em flagrante: 2.142
Entorpecentes apreendidos: 806,6 kg
Foragidos capturados: 244
Polícia Civil
Prisões: 783 (em flagrante ou de foragidos com mandado)
Armas apreendidas: 48
Mandados de busca: 448
Operações: 26
Guarda Municipal
Foragidos capturados: 117
Apreensões de arma de fogo: 10
Prisões por tráfico de drogas: 90
Recuperação de veículos: 45















Comentários