Instalada chaminé na Capela Sistina para conclave que elegerá sucessor do papa Francisco
- temporacomunicacao
- há 19 horas
- 1 min de leitura
A chaminé que anunciará ao mundo a escolha do novo papa foi instalada na manhã desta sexta-feira (2) no teto da Capela Sistina, no Vaticano. Dela sairá a tradicional fumaça branca que sinaliza a eleição do próximo pontífice. A fumaça preta, por sua vez, indica que nenhum nome foi escolhido.
O conclave está marcado para começar em 7 de maio e reunirá 133 cardeais com menos de 80 anos, os únicos com direito a voto. Para que um nome seja eleito, são necessários pelo menos dois terços dos votos. Durante o processo, os cardeais permanecerão completamente isolados, sem acesso a celulares, internet ou contato com a imprensa, até que a decisão final seja tomada.
Desde a morte do papa Francisco, ocorrida em 21 de abril, aos 88 anos, os cardeais têm se reunido diariamente a portas fechadas na sala Paulo VI, no Vaticano. Nessas reuniões, conhecidas como congregações gerais, discutem o cenário atual e os desafios futuros da Igreja Católica, além de debater perfis considerados adequados para ocupar o trono de São Pedro.
A expectativa em torno da escolha do novo papa mobiliza fiéis em todo o mundo, e a instalação da chaminé marca simbolicamente o início da reta final para a decisão mais aguardada da Igreja.

Comments