Interiorização: Sistema Fiergs fortalece atuação no Rio Grande do Sul
- temporacomunicacao
- 24 de abr. de 2025
- 2 min de leitura
A partir de maio — mês dedicado à celebração da indústria — o Sistema Fiergs dará início a um projeto de interiorização com o objetivo de ampliar sua presença em todo o Rio Grande do Sul e estreitar o relacionamento com as indústrias locais. A iniciativa, que se estende até o fim do ano, será marcada por encontros regionais, realizados nas áreas que compõem a nova estrutura administrativa da entidade.
Esse movimento estratégico começou ainda em dezembro do ano passado, quando a Fiergs adotou uma nova divisão territorial, organizando os 497 municípios do estado em 10 regiões integradas. Cada uma delas conta com um vice-presidente regional, responsável por liderar o processo de aproximação. Além disso, serão criados Conselhos de Representação Regional, reunindo lideranças locais e sindicatos industriais.
O projeto prevê a realização de eventos nas regiões, promovendo o diálogo entre a direção do Sistema Fiergs e representantes das indústrias locais. O presidente da entidade, Claudio Bier, acompanhado por diretores e membros da estrutura central, irá pessoalmente às regiões para mapear as demandas específicas e apresentar os serviços e iniciativas do Sistema.
“A proposta da interiorização é descentralizar a atuação da Fiergs. Queremos estar mais próximos das indústrias gaúchas, especialmente das pequenas e médias, que representam grande parte do setor produtivo no estado”, afirma Bier.
Durante os encontros, serão apresentados também os serviços oferecidos pelas instituições do Sistema Fiergs — Sesi, Senai e IEL —, reforçando o papel da entidade no desenvolvimento regional e na valorização dos sindicatos industriais, considerados a base do sistema.
Primeiros encontros: foco nas regiões afetadas pelas enchentes:
A agenda de interiorização terá início nos dias 5 e 6 de maio, com atividades em Novo Hamburgo, abrangendo o Vale do Sinos e a Encosta da Serra. Em seguida, nos dias 29 e 30, a comitiva segue para o Vale do Taquari. As três regiões foram severamente atingidas pelas enchentes de maio de 2024, o que motivou sua prioridade na programação inicial.
Durante as imersões, Bier e os diretores dos conselhos e comitês temáticos da Fiergs se reunirão com presidentes de sindicatos e lideranças locais para identificar as principais necessidades da indústria regional. Os encontros, conduzidos pelos vice-presidentes regionais, também servirão de palco para o anúncio de novas ações voltadas ao fortalecimento do setor nas regiões visitadas.
Os primeiros encontros do mês acontecem em 5 e 6 de maio no Vale do Sinos / Encosta da Serra e 29 e 30 de maio no Vale do Taquari.
















Comentários