Leite visita Centro de Operações da Brigada Militar e valida expansão do modelo para todo o Estado
- temporacomunicacao
- há 4 horas
- 1 min de leitura
Governo visa implantar estruturas semelhantes nas 21 RISPs ainda em 2026 e agilizar despacho digital de ocorrências

O governador Eduardo Leite, acompanhado do titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Mario Ikeda, visitou na tarde desta segunda-feira (12/1) o Centro de Operações da Brigada Militar (Copom), em Porto Alegre. Durante a agenda, o governador conheceu em detalhes os sistemas de atendimento de emergências e de monitoramento utilizados pela corporação e validou o planejamento estratégico para a expansão de unidades semelhantes às 21 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs), garantindo cobertura em todo o Rio Grande do Sul.
A ampliação, prevista para começar a se concretizar ainda em 2026, permitirá a centralização do despacho digital de ocorrências e o monitoramento integrado por câmeras em todas as frações regionais de policiamento do Estado. O avanço só é possível graças aos investimentos realizados pelo governo do Estado em tecnologia na Brigada Militar, com destaque para a digitalização completa da radiocomunicação, a incorporação de câmeras corporais e a implantação de sistemas de cercamento eletrônico.

“O que estamos acompanhando aqui é o resultado de uma estratégia consistente de investimento em tecnologia para reduzir o tempo de resposta e aumentar a efetividade do atendimento à população. Já tivemos uma redução de até 80% no tempo de resposta, fruto da radiocomunicação digital, das câmeras corporais e dos sistemas de monitoramento. Agora, avançamos para uma nova etapa, que é ampliar estruturas como esta para as 21 RISPs, criando centros regionalizados capazes de centralizar chamados, despachos e tecnologias, de acordo com a realidade de cada região, para otimizar ainda mais o trabalho da segurança pública em todo o Estado”, afirmou o governador.















Comentários